A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e a MOVIJOVEM assinaram, no início de setembro, um acordo para a renovação do cartão de sócio da AAUM. O novo cartão terá, a partir deste ano lectivo, duas versões: Cartão Jovem Académico da AAUM e Cartão Pousadas de Juventude da AAUM.

A parceria entre a AAUM e a MOVIJOVEM, responsável pelo Cartão Jovem em Portugal já é uma “ideia um bocado antiga”, revela o presidente da AAUM, Carlos Videira. Com este acordo, o presidente espera poder tornar o Cartão de Sócio da AAUM numa “ferramenta mais próxima e útil para os estudantes no seu dia-a-dia”e numa “marca de identidade dos alunos para com a sua Associação Académica”.

O Cartão Jovem Académico da AAUM é o novo cartão de identificação de sócio da AAUM, garantindo aos alunos “todas as vantagens oferecidas pela Associação Académica, ao nível das suas atividades e das parcerias locais”, sublinha Carlos Videira. O novo cartão permite, ainda, agregar os antigos Cartão Jovem e Cartão da Associação Académica.

A grande novidade está na implementação da tecnologia RFID, que permitirá, futuramente, aos alunos usar o cartão nos transportes, nas reprografias e também como passe social.

Para Carlos Videira, esta iniciativa “não é um ponto de chegada mas antes um ponto de partida”“Este projeto-piloto vai de encontro às necessidades dos estudantes ao nível da mobilidade, dos transportes, do lazer, do entretenimento e do desporto”, salienta.

Do lado da MOVIJOVEM as expectativas são “elevadas”. Para o diretor comercial do grupo, Carlos Nunes, esta iniciativa permite “aproximar os serviços da MOVIJOVEM da comunidade académica, proporcionando vantagens aos estudantes da Universidade do Minho”.

Marco Oliveira, aluno do 1º ano da licenciatura em Psicologia, dá nota positiva ao novo cartão, uma vez que “permite que todos os alunos tenham acesso ao Cartão Jovem através da universidade e, asim, aproveitem várias promoções”.

Já Joana Ferreira, aluna do 3º ano da licenciatura em Economia, alerta que “por apenas mais 2€” os estudantes passam a ter acesso “a todos os descontos abrangidos pelo comum Cartão Jovem”.

O Cartão Jovem Académico ficará disponível nas próximas semanas para todos os sócios da AAUM. A adesão será feita através da Associação Académica e do Gabinete de Apoio ao Aluno.