Na passada terça-feira, o Espaço Guimarães abriu as portas às 22h30 para a primeira noite de Receção ao Caloiro 13′, que contou com a presença de centenas de estudantes da Universidade do Minho.

Embora faltasse muito para o Pavilhão Multiusos estar repleto, a noite ficou marcada por um ambiente muito animado e os estudantes, em geral, mostraram-se entusiasmados e bem-dispostos.

A Gatuna e a Tuna Universitária do Minho (TUM) protagonizaram as primeiras atuações da noite. Seguiu-se a banda indie rock bracarense Days of July, que interpretou temas originais, como “Stole it all away” e “She”.

O momento alto da noite foi o concerto dos Klepht, a banda mais votada no concurso “Sugere a tua banda”. Durante uma hora de espectáculo, os jovens concentraram-se em frente ao palco, e divertiram-se com os artistas.

Terminadas as principais actuações da noite, a música foi garantida até de manhã por Moullinex e Dj Fred.

“Espectacular” foi a palavra usada por Marta Roda, aluna do 1º ano de Ciências da Comunicação, para descrever a noite. A jovem destaca pela positiva o estilo de música do cartaz, e a preocupação da organização em apostar “nas novas ofertas musicais do mercado nacional”. A aluna partilhou, ainda, a sua surpresa perante a“luta dos jovens”, quando o vocalista dos Klepht gritou por alguns cursos.

Silvana Valente