Criada pela Universidade do Minho (UM), ”O Extraordinário Mundo das Fibras” é o nome da série de divulgação científica que estreou dia 22 de setembro, na RTP2. Este trabalho resulta de uma parceria entre o Fibrenamics/TecMinho e a Escola de Engenharia da UM.

Impulsionado pelo professor Raúl Fangueiro e pela investigadora Sílvia Carvalho, este projeto visa dar a conhecer ao cidadão comum que os materiais à base de fibras têm várias áreas de aplicação e que são produzidos para resolver problemas da sociedade.

Através da série é possível mostrar “o futuro das fibras, bem como a investigação que está a ser feita na área”, esclarece o coordenador geral do projeto Fibrenamics, Raúl Fangueiro.

O projecto está sediado na UM, facto que Raúl Fangueiro considera estar a contribuir para a visibilidade da série.

“O Extraordinário Mundo das Fibras” é uma série de divulgação de ciência e tecnologia, que demonstra a capacidade produtiva das empresas e universidades nacionais, a nível tecnológico.

“O FIBRENAMICS é o ponto de encontro de diversos agentes associados à temática das fibras, o que potencia a sua interação com outros projetos e eventos diversos. Desta forma, é um importante contributo para a criação de produtos inovadores”, explica Raúl Fangueiro, acrescentando que “os resultados desta interação se refletem positivamente na economia”.

O primeiro episódio abordou as diferentes tipologias de fibras e as suas várias aplicações: fibras de vidro no setor dos transportes; utilização de varões de fibra de carbono no setor da construção; malhas de poliéster para melhorar o desempenho de atletas olímpicos, entre outras.

O coordenador do projeto salienta, ainda, que esta série documental pretende “levar a ciência às pessoas de uma forma muito clara”.

Ao todo serão exibidos sete episódios, transmitidos aos domingos na RTP2.

Carolina Guimarães
Margarida Silva