O ciclo CineFOCUM decorre todas as terças-feiras no Bar Académico de Guimarães e na última quarta-feira do mês na “Casa Amarela”. As exibições cinematográficas iniciaram-se a 25 de setembro de 2013 com o filme “Dancer in the Dark” e continuam a decorrer. Na próxima terça-feira, dia 25 de março, é exibido o filme “Crash”, pelas 22h00.

Esta iniciativa parte de pessoas que têm algo em comum, a paixão pela sétima arte. Assim, a organização pretende “convidar os alunos a fazer parte deste pequeno e acolhedor mundo, sem exigências, compromissos ou taxas mensais, apenas o requisito da paixão pelo cinema”.

De acordo com os responsáveis, os principais objetivos são a promoção da cultura e o pensar no meio académico. As sessões podem ou não ter tema, “mas recentemente é mais comum não haver”, tendo já existido meses em que o tema era a música, a animação e a adolescência conturbada. Durante as sessões, que são gratuitas, oferecem pipocas ao público presente, que varia por norma entre as dez e 25 pessoas.

A organização procura a diversidade, diz apelar ao gosto do que possa ser mais facilmente desconhecido e que ainda assim tenha interesse para os jovens em geral, tendo em conta que o público-alvo são os estudantes universitários. Tentam ir além dos filmes de Hollywood do conhecimento de todos, e dizem que os filmes seleccionados são todos “bons, com temas muito interessantes”.

“O CineFOCUM nasceu há quase 19 anos atrás”, disse a organização ao ComUM. Primeiramente como um projeto alienado ao departamento de seções da AAUM e mais tarde, no seguimento de uma série de reformas, “deu-se a mudança para CineFOCUM em 2008, passando a ser então a pertencer ao Departamento de Núcleos”.