Nos dias 10, 11, 13 e 14 de março realizar-se-á a sexta edição do Curso Básico de Medicina Legal, na Universidade do Minho (UM). Organizado pela ELSA (European Law Students Association) UMinho, o curso contará com a presença de José Eduardo Pinto da Costa e versará sobre o tema “Criminologia Tridimensional”. 

Em entrevista ao ComUM, a vice-presidente de seminários e conferências da ELSA UMinho, Filipa Longras, explicou que este curso “tem como principal enfoque oferecer formação jurídica diversa” e diferente daquela que existe no plano curricular da licenciatura em Direito. A organização pretende assim “proporcionar aos estudantes as ferramentas de que eles necessitam para a sua formação”.

Apesar de ser organizado pelos estudantes de Direito, Filipa Longras reconhece que, no caso concreto do Curso Básico de Medicina Legal, o tema “pode ser do interesse de outras áreas”, como “as ciências sociais” ou “as ciências da saúde” e que, por isso, “está aberto a toda a comunidade estudantil, desde que inscrita nas atividades”. Durante o curso serão abordadas várias perspetivas tais como: a violência doméstica, bullying, redes sociais, adoção e apadrinhamento.

Quanto às expetativas para o evento, a vice-presidente de seminários e conferências da ELSA UMinho espera manter o nível das edições anteriores procurando “pessoas participativas e de espírito aberto” e que sejam “críticas e capazes de questionar o Professor Doutor J. Pinto da Costa”.

Todos os estudantes interessados poderão inscrever-se até ao dia sete de março e podem consultar o programa do evento no site da ELSA UMinho.

A ELSA assume-se como a maior organização mundial de estudantes de Direito independente, apolítica e sem fins lucrativos, cujo objetivo é “contribuir para a educação legal, promover a compreensão mútua e a responsabilidade social de estudantes de direito e jovens advogados”. A ELSA UMinho orgulha-se de pertencer a esta rede. Uma das áreas de trabalho são os seminários e conferências, no qual se insere o Curso Básico de Medicina Legal.

Andreia Cunha
Miguel Faria