O Vitória SC venceu o BC Barcelos por 93-77, num derby minhoto a contar para a 22.ª e última jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. Apesar do triunfo da turma vimaranense, o BC Barcelos conseguiu garantir um lugar de acesso aos playoffs, fase da competição que também vai contar com a presença da formação vitoriana.

O Vitória entrou muito bem na partida, com disposição para resolver o encontro o mais cedo possível. Os pupilos de Fernando Sá entraram a todo o gás na partida, revelando enorme eficácia ofensiva, o que permitiu à turma vimaranense conquistar uma vantagem de 12 pontos no final do primeiro período (29-17).

No segundo período, o BC Barcelos conseguiu esboçar uma reação, evidenciando maior consistência defensiva e uma melhor seleção dos seus lançamentos. Esta mudança da atitude da turma barcelense permitiu aos comandados de José Ricardo Rodrigues reduzir distâncias no marcador, que registava uma vantagem de apenas sete pontos favorável ao Vitória (43-36).

Na segunda parte, a equipa do Vitória voltou a entrar bastante bem, demonstrando novamente grande eficácia nos seus lançamentos. Já o Barcelos revelou algumas dificuldades em parar o jogo ofensivo da formação vitoriana, fator que se mostrou decisivo quanto ao desfecho final do encontro, uma vez que a turma barcelense não mais conseguiu voltar à discussão do resultado.

Com o resultado a assinalar uma diferença de 13 pontos no final do terceiro período, o Vitória não mais deixou o Barcelos se aproximar no marcador, aproveitando ainda para alargar a sua vantagem para os 16 pontos.
Destaques individuais para José Silva (32 pontos e cinco ressaltos) e Paulo Cunha (12 pontos e 15 ressaltos) do lado da turma vitoriana, enquanto Nikola Tadic (18 pontos e 15 ressaltos) e Carlos Fechas (13 pontos e nove assistências) foram os mais inconformados da equipa do Barcelos.

Nos quartos-de-final dos playoffs, o Vitória SC irá defrontar a Ovarense (sétima classificada), numa eliminatória que será uma reedição dos duelos que estas equipas protagonizaram na época passada, na mesma fase da competição. Já o BC Barcelos vai medir forças com o Benfica (primeiro classificado), numa eliminatória que será bastante exigente para a formação barcelense.