O Vitória recebeu e venceu o Lusitânia por 91-76, neste que foi o primeiro jogo da meia-final do playoff da Liga Portuguesa de Basquetebol.

O jogo foi essencialmente marcado pelo equilíbrio entre as equipas. O resultado final (91-76) não demonstra as dificuldades que a equipa minhota sentiu para conseguir derrotar a turma vinda da Ilha Terceira.

No primeiro período da partida, o Lusitânia conseguiu colocar-se em vantagem no marcador, apesar de nunca ter alcançado um avanço expressivo. No entanto, um triplo de João Balseiro no último minuto colocou o Vitória na frente, no final do primeiro quarto.

Os insulares voltaram a entrar mais fortes e rapidamente se puseram em vantagem. Depois de alguns minutos de equilíbrio, o Vitória melhorou e foi para o intervalo a vencer, depois de mais um triplo convertido por Balseiro, que estabeleceu o resultado em 48-45.

O terceiro período voltou a ser extremamente disputado, mas, mais uma vez, foram os da casa que acabaram por entrar para o quarto e derradeiro período a vencer (62-61).

O último quarto decidiu claramente o jogo. Os minhotos entraram de forma exemplar e tudo acabou por correr bem à formação de Fernando Sá. Pelo contrário, o Lusitânia acusou a pressão e as jogadas não saíam bem, pelo que foi de forma natural que a vantagem dos vitorianos no marcador foi aumentando. O Vitória acabou por vencer este jogo com uma vantagem de 15 pontos (91-76).

O segundo jogo deste playoff será disputado amanhã, em Guimarães, às 16h.