O programa “Livros com RUM” da Rádio Universitária do Minho (RUM) celebra oito anos de existência. Quase uma década a dar a conhecer novidades literárias com um cariz de intervenção cívica.

Depois da celebração do aniversário, o programa vai passar a ser emitido em direto, uma vez por mês, no Salão Nobre da Reitoria, o que é “um grande desafio” para António Ferreira, autor do projeto.

Fruto do gosto literário do autor e da perceção da inexistência de espaços dedicados à criação livresca no país, o “Livros com RUM” vai de encontro ao “espírito de uma rádio universitária”, nas palavras de Sérgio Xavier, realizador e também autor do programa.

Destacando-se pela inovação dos conteúdos e pelo trabalho da dupla, surge agora uma nova vertente do programa: o espaço diário “Leitura em Dia”. O “Livros com RUM” tornou-se, ao longo destes oito anos, num espaço de conversa, no qual se debate a vida de todos os dias, a par do contributo para a cultura literária dos ouvintes.

Como marcos importantes da história do programa, ficam a entrevista realizada a Castro Caldas que, mesmo doente declamou um poema, e a última entrevista a Torcato Sepúlveda, que faleceu dois meses depois. António Ferreira e Sérgio Xavier prometem entrevistar muitos mais autores e sentarem-se à conversa enquanto a rádio os quiser.

O “Livros com RUM” é transmitido todas as quintas-feiras, entre as 21h00 e as 22h00, com repetição aos domingos entre as 19h00 e as 20h00 e está, ainda, disponível em podcast no website da RUM. A próxima edição do “Ciclo” vai realizar-se esta terça – feira, dia 11 de novembro, pelas 21h30, com o escritor Álvaro Laborinho Lúcio.