O campus de Gualtar acolhe amanhã, dia 17 de dezembro, a 10ª edição das Jornadas de Enfermagem, com o tema “Direito em Enfermagem e Enfermagem Forense”. Esta edição conta com a participação do comentador televisivo e jornalista-auditor de Defesa Nacional, Hernâni Carvalho.

As X Jornadas de Enfermagem contam com a intervenção do presidente da Associação Portuguesa de Enfermagem Forense, Albino Gomes, e de Hernâni Carvalho, que apresentam, pelas 15h00, a palestra “Implementação do conhecimento forense no processo de cuidar em Enfermagem”. Esta sessão inclui temas relacionados com a preservação e a recolha de vestígios no pré-hospitalar ou serviço de urgência, a violência em contexto familiar e o trabalho desenvolvido pelo grupo de Enfermagem Forense do Hospital de Braga.

Além da vertente forense, decorre também um painel sobre “Direito em Enfermagem”, com especialistas que abordarão o enquadramento legislativo da saúde em Portugal e a dimensão jurídica da responsabilidade do enfermeiro.

A 10ª edição das Jornadas de Enfermagem, organizada pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem (ESSE)  conta ainda com as intervenções de Jorge Miranda, da Ordem dos Enfermeiros, da vereadora do Município de Braga, Sameiro Araújo, do vice-presidente da ESE, Rui Novais e do representante dos alunos de Enfermagem da UMinho, Diogo Pereira.