A Universidade do Minho recebeu as XVI Jornadas de Biologia Aplicada nos dias 17 e 18 de fevereiro. O evento foi promovido pelos alunos do 3º ano da licenciatura, e contou com a realização de palestras, workshops relacionados com a Biologia e tertúlias. As conferências contaram com a presença de diversas personalidades da área, entre eles a Doutora Ana Paulo, membro do grupo de investigação BRIDGE – Bioresources, Bioremediation, Biorefinary group.

O campus de Gualtar recebeu vários nomes importantes da área de Biologia para as palestras alusivas ao “B Fora da Caixa”, entre eles Octávio Mateus, professor auxiliar em Paleontologia na Universidade Nova de Lisboa, Renata Gomes, Research Associate at Cariovascular Divison no King`s College em Londres, e Ana Domingos, investigadora principal no Laboratório de Obesidade do Instituto Gulbenkian de Ciência. Os workshops também foram atividades que interessaram os alunos nas Jornadas de Biologia Aplicada, principalmente os de Cosmética Natural, Antropologia Forense e Cultura de Células de Explante de Ratinhos que esgotaram o número de participações.

O principal objetivo das jornadas foi, segundo Paulo Silva, presidente da comissão organizadora, ”abrir novos horizontes e proporcionar conhecimentos aos participantes que eles não teriam na sala de aula”. “Queremos trazer coisas novas, temas vanguardistas e ciência de ponta, ou seja, trazer algo novo”, explicou. As palestras serviram também para demonstrar aos estudantes que o empreendedorismo é uma vertente possível na área da Biologia.

No entanto, a afluência não foi a esperada, principalmente dos alunos do 3º ano da licenciatura em Biologia Aplicada. No próximo mês realizar-se-á o Encontro Nacional de Estudantes de Biologia – também um evento a pagar -, e de acordo com Paulo Silva, os alunos tiveram que fazer uma opção.

Apesar da afluência reduzida, os participantes revelaram-me bastante ativos e interessados nas atividades. Na opinião de Raquel Cunha, aluna do 1º ano de Biologia Aplicada, esta iniciativa “dá a conhecer novas investigações e projetos, incentivando os estudantes a desenvolver as suas capacidades”.

As Jornadas de Biologia Aplicada são um evento organizado pelos alunos no 3º ano de Biologia Aplicada. O tema desta edição foi “B fora da caixa”, com o intuito de divulgar avanços científicos nas áreas da Biologia de modo a abrir os horizontes para o trabalho feito fora da caixa.

 

Ana Cardoso

Vânia Lima