O Campus de Gualtar da Universidade do Minho recebe, esta terça e quarta-feira, a sexta edição das Jornadas de Bioquímica, realizadas sob o tema “Aventuras do Conhecimento”.

Entre palestras, debates e exposição de posters, “a grande aposta este ano são os workshops, há muito desejados pelos participantes” e a expansão das jornadas “para dois dias”, revela Juliana Rocha, Presidente da Comissão Organizadora.

“Enquanto estudantes, não temos a oportunidade de conviver com grandes nomes da investigação e da indústria na nossa área e com as Jornadas temos essa oportunidade”, afirma Juliana. A estudante do terceiro ano de Bioquímica vê neste tipo de eventos uma forma para esclarecer “medos e receios em relação ao futuro, tal como tirar dúvidas sobre áreas específicas e, quem sabe, decidir o rumo depois da licenciatura”.

José Eduardo Pinto da Costa, professor catedrático na Universidade do Porto, é um dos oradores de relevo presentes em Braga. O médico legista dá a primeira de cinco palestras, pouco depois da sessão de abertura, marcada para as 14h00 de terça-feira, dia 21.

No segundo dia, entre mais quatro palestras, tem lugar o debate “Licenciatura, e agora?”, a partir das 14h45, e os Workshops, com início pelas 16h00. O Jantar de Gala, organizado pelo Núcleo de Estudantes de Bioquímica (NEBQUM), encerra, na noite de quarta-feira, a sexta edição das jornadas do curso.

 
Estudantes salientam contacto com especialistas da área

As opiniões são idênticas. As várias atividades e o contacto com especialistas dão novas perspetivas e olhares sobre a área. Hugo Alves, estudante do 2.º ano, vê uma possibilidade de os estudantes obterem “novos conhecimentos e refletirem sobre o seu futuro”. Já Joana Leite, do 3.º ano, sublinha a inclusão dos workshops. “Apresentam uma visão prática de certas áreas”.

Hugo salienta ainda o “diálogo e debate com os investigadores” e o “preço bastante acessível” para participar nas palestras e workshops. Com estas atividades, Juliana Rocha conclui que “cada estudante pode tirar várias lições tanto a nível profissional como pessoal”.

As Jornadas de Bioquímica decorrem no Auditório B1 do CP2.