Speed dating entre Alumni e atuais estudantes foi a atividade que marcou a sessão de abertura das XVIII Jornadas de Ciências da Comunicação na Universidade do Minho. Este ano são realizadas sob o tema “Jornadas.com”.

Entre os dias 22 e 24 de Abril, o Instituto de Ciências Sociais e o Instituto de Educação são palco de palestras e debates, focando, nesta edição, na “interatividade, que é a grande aposta este ano nas jornadas de Comunicação”, revelou Ângelo Cunha, presidente do Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (GACCUM). “Quanto ao tema deste ano, Jornadas.com, é focado no mundo informático, já que é um assunto muito atual, e queremos perceber como é que os media se movimentam no online”, justifica.

A sessão de abertura contou com a presença de antigos estudantes da licenciatura, atividade esta que marca a diferença dos anos anteriores. O Speed Dating dos Alumni com alunos atuais, teve como objetivo a partilha de experiências, dúvidas, testemunhos e percursos. Ana Leite, uma das antigas estudantes, explicou que se vive um momento complicado no mundo do trabalho, e que é necessário “adaptar-se ao mercado e perceber o que ele precisa, porque há uma saturação em alguns dos meios de comunicação social”.

A mesa principal teve a presença de Silvana Ribeiro, uma das fundadoras do GACCUM, Sara Pereira, Diretora do Departamento de Ciências da Comunicação, e Helena Sousa, presidente do Instituto de Ciências Sociais.

A sessão contou ainda com um momento musical, que ficou a cargo de Pedro Gonçalves, participante do programa The Voice.