A equipa portuguesa “botnroll.com Soccer Team” da Universidade do Minho conquistou o primeiro lugar de Superteam em futebol robótico júnior (Open League) no RoboCup’2015, que se realizou entre os dias 17 e 23 de julho, na China.

A equipa da UMinho, além de obter o primeiro lugar de Superteam em futebol robótico júnior, também conquistou o prémio Inovação do ano e duas menções honrosas de “Melhor Design” e de “Melhor espírito do RoboCup2015”.

José Cruz (botnroll.com) era o líder da formação minhota, que era composta por Tiago Ribeiro, aluno de Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores (MIEEIC), Inês Ribeiro, estudante da Escola Secundária Francisco de Holanda, António Ribeiro, aluno da Escola Básica João de Meira, e Inês Garcia, também estudante de MIEEIC.

No total, participaram 16 equipas de todo mundo no RoboCup’2015 que, através de sorteio, formaram quatro superteams com quatro equipas de diferentes países. As provas de soccer superteam são jogos de futebol robótico em que quatro robôs defrontaram outros quatro num campo de seis por quatro metros.