A InvestBraga, em parceria com a UMinho e com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, apresentou um programa de qualificação na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A iniciativa, que irá ter início em setembro, inclui 600 horas de formação e estágios em ambiente empresarial.

A finalidade do projeto Qualifica IT é captar investimento para Braga, de acordo com o presidente da InvestBraga. “O Qualifica IT assume-se como uma estratégia para aumentar a empregabilidade”, afirma. Carlos Oliveira acrescenta que o “objectivo da InvestBraga é que os formandos saiam do programa preparados para começarem a trabalhar no dia seguinte à formação”.

A iniciativa destina-se a licenciados desempregados, sobretudo nas áreas das ciências, tecnologias e matemáticas, e vai lançar 200 novos quadros qualificados no mercado de trabalho até 2016. O objetivo da Qualifica IT é dotar os jovens com competências adequadas às necessidades das empresas da área de desenvolvimento de software.

O programa foi assinado, no total, por 20 empresas. Na lista de parceiros estão grandes, médias e pequenas empresas de todo o país, como, por exemplo, a Bosch, Siemens, IBM e Accenture.

O programa de formação arranca com 100 vagas, em setembro, e prolonga-se até março do próximo ano, sendo que ainda em 2016, a InvestBraga irá lançar uma nova edição do Qualifica IT, com mais 100 lugares. E espera-se uma “alta taxa de empregabilidade”, refere Carlos Oliveira.

O presidente da InvestBraga adianta ainda que “além das 600 horas de aprendizagem e de estágio em ambiente empresarial, a ideia é que os formandos possam vir a trabalhar em projetos” das empresas associadas à iniciativa.

Os profissionais interessados em integrar o programa Quailifica IT devem enviar os dados de identificação e o currículo para qualifica-it@iefp.pt.

O Qualifica IT surge com o intuito de atrair mais empresas na área das tecnologias de informação para Braga e gerar mais recursos disponíveis na região.