O Andebol Clube de Fafe (ACF) prepara-se para regressar ao Campeonato Fidelidade Andebol 1, o principal escalão do andebol português, depois de ter garantido a subida de divisão na temporada passada. O ACF irá começar a nova época frente ao Sporting CP, sendo que a manutenção é a palavra de ordem para os homens do técnico José António Silva.

O treinador dos mais recentes primodivisionários apontou a base e o trabalho da equipa do ano passado como a fórmula para a manutenção nesta nova época. Segundo o técnico, existiram “dificuldades na formação do plantel”, dado que “muitos jogadores que eventualmente nos interessariam já estavam vinculados a outros clubes”, queixando-se do final tardio do campeonato da segunda divisão.

Devido a esta contrariedade, o timoneiro dos fafenses afirmou que a equipa manteve-se praticamente igual, com as entradas de apenas três reforços, que “vão trazer qualidade acrescida e colmatar algumas falhas no plantel”.

Quanto ao trabalho desenvolvido pela equipa na temporada transata, o treinador admitiu que durante o ano passado, houve “uma preparação e um planeamento tendo em vista a jogar na primeira divisão”, apesar de a subida não ter sido o principal objetivo, pelo que a equipa se “precaveu” para essa mudança.

A formação fafense terminou a época passada no primeiro posto do campeonato nacional da segunda divisão, naquela que foi, segundo o técnico do ACF, uma fase final “irrepreensível”, com nove vitórias e apenas uma derrota.

Para José António Silva, o Andebol Clube de Fafe chega à primeira divisão com qualidade para se bater com todas as equipas deste escalão, afirmando que “a equipa está na primeira divisão, logo todos os jogos são do nosso campeonato”, sendo que os jogadores vão entrar em todos as partidas “para ganhar”, não procurando uma entrada suave na nova temporada.

No entanto, o treinador minhoto reconhece que o Fafe tem um início de campeonato “muito difícil, com dois candidatos ao título”. A equipa estreia-se frente aos sportinguistas na primeira jornada, seguindo depois para Lisboa para enfrentar o Benfica na segunda ronda e a derrota frente a estas formações “não será uma surpresa”. Mesmo assim, afirma que “a abordagem será tentar complicar a vida aos adversários, que são claramente mais fortes, e esperar uma vitória”.

O primeiro jogo do Andebol Clube de Fafe será este sábado, dia 5, no Pavilhão Municipal de Fafe, às 18:30, frente ao Sporting CP, segundo classificado da temporada passada.