A Juventude de Viana caiu aos pés do Sporting CP, nos 16 avos de final da Taça de Portugal. A eliminatória decidiu-se, apenas, nos derradeiros instantes da partida, altura em que o conjunto verde e branco puxou dos galões para fechar o jogo em 3-5, no Pavilhão de Monserrate.

Curiosamente, esta é a segunda época consecutiva em que os vianenses são eliminados da Taça pelo mesmo adversário. Em 2014-15, não tiveram melhor sorte no confronto com o Sporting, nos oitavos de final.

Independentemente disso, este ano, havia razões para acreditar num resultado diferente. A recente subida ao sexto lugar do campeonato e o triunfo conquistado (2-1) na última visita dos “leões” a Viana do Castelo poderiam tornar-se importantes reforços anímicos para os comandados por Pedro Sampaio.

Mas o mesmo não se notou, quando soou o apito inicial.

O Sporting entrou melhor e materializou a sua superioridade com dois golos na primeira parte. No mesmo período, os locais apenas puderam fazer balançar as redes locais numa ocasião, através de Gustavo Lima, pelo que o 1-2 era o score ao intervalo.

Em contraste com o primeiro tempo, a etapa complementar não podia ter começado melhor para a Juventude de Viana. Em pouco tempo, Suissas, com um bis, foi herói e obreiro de uma cambalhota no resultado (3-2).

Para desgosto da maioria dos presentes, o resultado não se manteve até final. O sportinguista Luís Viana conseguiu a igualdade, ainda a tempo de dar o mote para uns últimos cinco minutos de extrema emoção.

Aí, o jogo poderia ter pendido para qualquer um dos lados, mas a diferença foi fixada pela taxa de concretização das equipas. Só João Pinto e, de novo, Luís Viana fizeram aquilo que também esteve ao alcance dos atletas da casa (3-5). Por isso, desta vez, os sportinguistas puderam sorrir no regresso à capital.

Depois da eliminação, no início do ano, da Taça CERS e, agora, de novo falhanço na Taça de Portugal, resta aos vianenses concentrarem-se no campeonato. A luta pelos lugares europeus promete ser intensa e o próximo desafio chama-se Paço de Arcos. O duelo entre as equipas tem lugar no Pavilhão de Monserrate, no próximo dia 19.