Esperava-se sala cheia no Theatro Circo de Braga para receber uma das bandas de gospel mais reconhecidas pelo mundo: os Harlem Gospel Choir. Num espetáculo cheio de surpresas, no passado dia 1, o grupo cantou músicas pelas quais é conhecido e também canções de Adele.

As pessoas mostravam-se ansiosas antes de se abrirem as portas da sala dourada. Quando esta se compôs, as luzes baixaram e ouviram-se as palavras: “O espetáculo vai começar.”

“How are you going today?”, perguntava o grupo enquanto assumia as suas posições. As palmas fizeram-se ouvir, mal soaram os primeiros acordes de “Celebrate The King”, tema que iniciou o espetáculo.

Ao som de “Let it Rise” o público ficou enfeitiçado pela voz de uma das vocalistas. E não foi só o público. A cumplicidade de todos os membros do grupo é uma das suas características. Nesta atuação, os restantes cantores também se comoveram.

Seguiram-se as interpretações de “I love the Lord” e de “I’m a friend of God”. “Boa noite, Braga.” Um dos membros do conjunto esforçou-se por pronunciar esta saudação. A seguir, cantou “Chasing after you”. Antes do intervalo ouviu-se ainda “The man from Galilee, que arrecadou muitos aplausos e ovações.

A segunda parte do concerto começa com a interpretação “Hello”, de Adele, que faz a plateia lacrimejar. “Portugal is one of our favorite places”, dizem no palco antes “Rolling in the deep”, O público marcou o ritmo com o pé, com uma interpretação enérgica do tema. Mais duas músicas da artista britânica foram ainda cantadas, “One and Only” e “Rumour Has it”.

O espirito natalício foi várias vezes evocado, não tivessem Os Harlem Gospel Choir uma surpresa preparada: um medley de Natal. O público adorou a surpresa e mostrou-se envolvido na época.

O grupo chamou uma pessoa da plateia ao palco, que recebeu um disco e ficou para cantar, a pedido dos artistas. As músicas escolhidas para a parceria levantaram as pessoas dos lugares. Ninguém conseguiu ficar parado ao som de “Happy Day”, “Celebration”, “It’s alright”.

A despedida fez-se de forma animada, ao som de “Freedom”. Dançou-se muito e as palmas fizeram-se ouvir.

Durante o espetáculo, venderam-se pulseiras para angariar dinheiro para a Operation Smile. Os músicos associaram-se à organização norte-americana para ajudar crianças com lábio leporino que necessitem de cirurgia.

O concerto insere-se na digressão mais alargada dos Harlem Gospel Choir na Península Ibérica. O grupo atuará até dia 11 de dezembro no nosso país, em cidades como Guarda, Coimbra, Lisboa, Loulé, Évora, Torres Novas ou Aveiro.