Naquela que foi a última jornada da fase de apuramento do campeão do Campeonato Andebol 1, o ABC/UMinho empatou 33-33 na receção ao Madeira SAD. Com este resultado, a formação comandada por Carlos Resende terminou a prova no quinto posto da tabela classificativa, o que afasta, neste momento, a equipa das competições europeias. Importa notar, no entanto, que esta situação mudará caso o Avanca não vença a Taça de Portugal.

Numa partida entre dois emblemas que entravam nesta jornada separados apenas por um ponto, o equilíbrio foi a nota de maior destaque. O clube da cidade dos arcebispos fez valer o fator casa na primeira metade do encontro, chegando ao intervalo a vencer por 19-18. A equipa insular soube reagir, repondo a igualdade no marcador depois do parcial de 14-15 da segunda parte.

No plano individual, há que destacar Pedro Spínola, do lado minhoto, e Daniel Santos e Fábio Magalhães, do lado do Madeira SAD, tendo cada um destes jogadores apontado sete tentos.

Nesta última ronda, ABC/UMinho passou o testemunho de campeão nacional ao Sporting, já que os leoninos venceram o SL Benfica e voltaram a conquistar o título 16 anos depois.

No entanto, a época ainda não acabou para os minhotos, visto que enfrentam sábado o FC Porto em jogo a contar para a Taça de Portugal. Esta prova assume ainda mais importância para o conjunto bracarense devido ao facto de poder vir a confirmar a qualificação para as provas europeias. Tendo em conta que dois dos outros três semifinalistas ficaram à frente dos bracarenses no campeonato (Sporting e FC Porto), desde que o Avanca não ganhe a prova, o sonho europeu do ABC/UMinho tona-se realidade.