Em jogo antecipado da oitava jornada do Campeonato Andebol 1, o ABC/UMinho recebeu o Avanca, tendo sido derrotado por 28-29. Num desafio que se antevia difícil para a equipa bracarense, foi mesmo a formação visitante que entrou melhor.

Fruto de sucessivas falhas técnicas por parte da equipa da casa, o conjunto oriundo de Aveiro chegou ao minuto dez a vencer por 3-6. O Avanca controlou a partida até aos 16, altura em que a turma minhota chegou à vantagem pela primeira vez no encontro (8-7).

A primeira parte foi marcada pelo equilíbrio entre as duas equipas, indo o ABC/UMinho a vencer para o intervalo por 14-13.

Já na segunda parte, a turma da casa entrou melhor, adiantando-se no marcador. Contudo, a formação de Carlos Martingo não baixou os braços e foi a partir do minuto 50 que inverteu o resultado, alcançando, aos 54, uma vantagem de quatro golos.

Em marcação individual, o ABC/UMinho não foi capaz de contrariar a ofensiva do Avanca, terminando o encontro com o resultado 28-29.

Destacaram-se Diogo Silva, jogador ainda com idade júnior, do Avanca, e Hugo Rocha, do ABC/UMinho, com nove golos.

Jorge Rito, técnico da equipa minhota, disse no final do encontro: “Há que dar os parabéns ao Avanca, pela vitória, porque fez por ganhar, preparou-se bem para o jogo. Alguma vez isto tinha de acontecer [a primeira derrota da época], foi pena ser hoje, foi pena ser em nossa casa, foi pena ser num momento em que, se ganhássemos, passávamos para a frente do campeonato, com oito jornadas cumpridas.”

O treinador acrescentou ainda que tem “uma equipa de gente que luta” e que os jogadores no jogo frente ao Avanca “deram o máximo para ter o melhor resultado possível”.

O ABC/UMinho sofre a primeira derrota no Campeonato Andebol 1, falhando a oportunidade de subir ao primeiro lugar, enquanto a formação de Aveiro ascende ao quarto posto.

Devido à atividade da seleção nacional, o campeonato irá sofrer uma paragem. A próxima jornada está marcada para o dia 5 de novembro, em que o ABC/UMinho vai até ao reduto do Belenenses, ao Pavilhão Acácio Rosa, pelas 15:00.