Com o início de época ainda fresco, é com ambição que a formação de basquetebol do Vitória SC encara a temporada de 2017/2018. Os vimaranenses reforçaram-se bem neste mercado de verão e procuram melhorar a prestação obtida no ano passado. O conjunto minhoto ficou-se pelas meias-finais das duas competições nacionais (Liga e Taça de Portugal), caindo aos pés de FC Porto e SL Benfica, respetivamente. Uma época notável, mas com espaço para melhorar.

Um dos aspetos positivos na pré-época foi a continuidade do técnico Fernando Sá. O treinador que se encontra em Guimarães desde 2006 irá assim cumprir a 11ª temporada de rei ao peito, tendo rubricado grandes feitos à frente do comando vitoriano. Após ter conseguido a subida ao campeonato principal no seu ano de estreia, Fernando Sá foi um dos grandes responsáveis pelas conquistas da Taça de Portugal em 2007/2008 e 2012/2013 e pelo triunfo no Troféu António Pratas em 2012.

Para atacar a nova época, o Vitória SC assegurou vários reforços de peso. Entre eles destaca-se o base norte-americano Devaugntah Williams, jogador formado na bastante prestigiada Universidade de Texas Tech. Outros trata-se de um regresso a Guimarães, como são os casos de Francisco Ramos e Rod Nealy. No que toca a renovações, a equipa minhota assegurou as continuidades dos capitães Paulo Cunha e Rui Quintino, bem como Francisco Lima.

Durante a pré-época, a equipa minhota participou no Torneio Cidade Termal, onde derrotou a Ovarense por 83-55 nas meias-finais. Já na final o resultado foi outro, com os comandados de Fernando Sá a serem derrotados por 90-82 frente à formação da Oliveirense.

Com dois jogos disputados na Liga Portuguesa de Basquetebol até ao momento, o Vitória SC ocupa o 10º lugar. Os vimaranenses sofreram uma pesada derrota contra o SL Benfica na jornada inaugural (106-82), mas redimiram-se posteriormente com uma vitória frente ao Galitos (74-82). Com o estatuto de ser a única equipa minhota em prova, o Vitória SC tem a responsabilidade acrescida de representar uma região inteira durante esta nova temporada.