“Before I Fall”é um drama americano realizado por Ry Russo-Young que retrata a vida de quatro jovens fúteis e o tema da morte. Samantha acorda para mais um dia de aulas. Este dia é diferente dos outros porque é dia 12 de fevereiro, dia do cupido. Tal como todas as manhãs, Sam vai no carro com as amigas Lindsay, Ally e Elody. O tema do dia é a vida sexual de Samantha, que vai perder a virgindade com o namorado. E, mais importante ainda, discute-se quantas rosas irão receber este ano, neste dia tão especial. Até aqui, o espetador começa a perceber que o filme acaba por cair na banalidade de retratar a história das amigas populares do secundário. Nada de extraordinário.

Nessa noite, Kent, um rapaz lá do secundário vai dar uma festa. As quatro amigas claro que não podiam faltar. Já na festa, aparece uma pessoa de surpresa que não parece ter sido convidada. A Juliet. Esta personagem aparece desde o início a deambular pelos corredores da escola sozinha e as quatro amigas têm-na como sendo uma psicopata. Um dos divertimentos destas raparigas costuma ser ridiculariza-la constantemente. E na festa não foi exceção. Lindsay aproxima-se da rapariga e começa a provocá-la. No entanto, contrariamente ao que tem feito até agora, Juliet confronta Lindsay e as amigas. Mas, este confronto não acaba da melhor maneira. A “psicopata” acaba por ser enxovalhada por toda a gente da festa e vai embora a correr. Após este episódio, as quatro amigas decidem abandonar a festa. Mas o pior acaba por acontecer. O carro embate em qualquer coisa e elas morrem no acidente.

Before-I-Fall-movie-images-zoey-deutch-halston-sage-14

A partir deste momento do filme, segue-se uma sequência de dias que são efetivamente o mesmo dia, mas apenas para Samantha. Inicialmente pensou que seria apenas um dejá vu mas depois começa a perceber que o dia acaba e começa exatamente da mesma maneira, não importa o que ela faça. A partir daqui ela vai-se apercebendo que há algo que tem que mudar. Na festa em casa de Kent, depois do confronto de Juliet com Lindsay, Sam decide ir a correr atras de Juliet e vê que ela salta para a frente do carro de Lindsay. Aqui, ela percebe que Juliet era onde o carro tinha batido no dia original. É neste momento que ela percebe o que tem que fazer para acabar com o loop deste dia. Sam tem que aceitar o seu destino e ser ela a morrer.

Before-I-Fall-movie-images-zoey-deutch-halston-sage-23

A lição que o filme quer passar é que devemos viver os nossos dias como se fossem os últimos. No entanto, acho que o enredo é muito monótono. Chega a um ponto que o espetador se farta tanto quanto a personagem de estar constantemente a viver o mesmo dia.

A partir do momento em que se percebe que Samantha tem que fazer algo de diferente para que Juliet não morra e para que o dia não se repita, tudo perde a piada. A trama não tem mistério suficiente para deixar o espetador desejoso de saber o fim. É um filme que cansa e que no final não surpreende.