Minhotos começam novo ano com triunfo. Hugo Rocha e Tomás Albuquerque foram os melhores marcadores da equipa de Jorge Rito neste desafio.

O ABC/UMinho começou da melhor forma o ano de 2018, ao vencer no passado sábado o Maia/ISMAI por 30-26, num jogo a contar para a 18ª jornada do Campeonato Andebol 1. Antecipava-se um encontro equilibrado, uma vez que os maiatos queriam trazer os três pontos de Braga para continuarem com o sonho de estarem presentes na fase que decidirá o campeão nacional, enquanto os minhotos pretendiam manter-se na perseguição aos três primeiros lugares.

A parte inicial do desafio foi marcada pelo equilíbrio entre ambas as equipas, não tendo muita história. A formação bracarense bem tentou dispersar no marcador logo no início da partida, só que Manuel Borges, guarda-redes do Maia/ISMAI, negou diversas oportunidades de golo.

No entanto, a defesa minhota não estava nos seus dias, cometendo várias falhas técnicas, não ajudando o capitão Humberto Gomes a travar os remates maiatos. Antes do recomeço do campeonato, o guarda-redes esteve a representar a seleção nacional na pré-qualificação para o Mundial de 2019.

Ao minuto 28, Rui Silva, treinador do Maia/ISMAI, pediu um time-out com o intuito de ajustar o seu ataque para ir a vencer para a segunda parte. Isso não foi possível, sendo que ambas as equipas foram para o descanso com o marcador a registar um empate a 11 bolas.

Na segunda metade da partida, o ABC/UMinho começou melhor, apresentando uma defesa forte, o que levou a bastantes conquistas de bola e contra-ataques. Essa situação obrigou o treinador da equipa visitante a pedir um desconto de tempo ao minuto 35, com o resultado em 17-13. Bom início de segunda parte dos bracarenses.

Jorge Rito, treinador da turma minhota, através de um time-out ao minuto 50, fez uma gestão do plantel, visto que a próxima semana irá ser muito cansativa para os seus pupilos, dando algum tempo de jogo a atletas com idade ainda de júnior. No entanto, quando todos pensavam que o desafio já não podia dar mais nada, o Maia/ISMAI volta a acreditar que é possível, chegando ao minuto 57 com um resultado de 28-26.

Nos últimos três minutos do encontro, os bracarenses não deixaram escapar a vitória, terminando a partida com o marcador a assinalar 30-26. Destacaram-se António Ventura, do Maia/ISMAI, com 11 golos, e Hugo Rocha e Tomás Albuquerque, do ABC/UMinho, com sete.

Com este resultado, a equipa minhota mantém o quarto lugar da tabela classificativa, assim como o Maia/ISMAI continua na décima posição. Na próxima quarta-feira, há dérbi bracarense, com o ABC/UMinho a defrontar o Arsenal C. Devesa, no Pavilhão Flávio Sá Leite, pelas 21h00, num jogo a contar para 19ª jornada do Campeonato Andebol 1.