Realizou-se ontem o sorteio dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins, que conta com a presença de seis equipas da região do Minho. Apesar de o maior destaque ir para a entrada em prova dos emblemas do principal escalão da modalidade, é importante referir também o facto de duas formações minhotas da 2ª Divisão ainda estarem em competição.

O dérbi entre o HC Braga e a Juventude de Viana é um dos jogos de maior cartaz desta eliminatória. Os dois clubes vivem momentos bastante distintos no campeonato – o conjunto bracarense está em posição de descida, enquanto a Juventude de Viana ocupa um confortável sétimo posto na tabela classificativa.

Ainda assim, num contexto completamente diferente, como é a Taça de Portugal, as surpresas podem acontecer.

Os outros dois representantes minhotos do Campeonato Nacional tiveram sortes diferentes no sorteio. O OC Barcelos desloca-se a Almeirim para defrontar o atual terceiro classificado da Zona Sul da 2ª Divisão, o HC Tigres.

Por outro lado, o Valença HC tem a missão teoricamente mais difícil de enfrentar uma equipa do seu campeonato, isto na medida em que a formação orientada por Orlando Graça recebe o Paço de Arcos.

De forma conclusiva, referir ainda que o Famalicense AC defronta o CA Feira, clube da 3ª Divisão, enquanto o Riba d’Ave HC tem viagem marcada até Turquel para defrontar o Hóquei Clube local. Os jogos desta fase da Taça de Portugal têm data marcada para o dia 10 de fevereiro.