O VC Viana perdeu por 0-3 frente ao SL Benfica, num jogo comandado pelos encarnados. A poucas jornadas do fim, os vianenses mantêm-se na zona de despromoção.

No passado sábado, o VC Viana jogou na condição de visitado no terreno do SL Benfica, tendo saído derrotado por 0-3, num jogo a contar para a 23ª jornada do Campeonato Nacional de Voleibol. Antecipava-se um jogo de enorme dificuldade para os pupilos de Ricardo Lima, uma vez que iriam defrontar o atual campeão nacional.

A partida disputou-se no Pavilhão nº 2 da Luz porque houve um acordo entre as equipas e a Federação Portugiesa de Voleibol para que houvesse uma inversão do local dos encontros do campeonato em que vianenses e lisboetas estivessem envolvidos. Assim sendo, depois do VC Viana ter jogado na primeira volta no Pavilhão de Monserrate como visitante, desta vez atuou no reduto encarnado na condição de visitado.

Depois de terem regressado às derrotas contra o Sporting CP, na jornada anterior, os vianenses queriam mostrar que merecem a manutenção no principal escalão de voleibol português. No entanto, foram os encarnados que começaram melhor a partida, ao vencer o primeiro set por 14-25. Fruto de algumas distrações e de diversas falhas defensivas, o VC Viana não conseguiu contrariar a equipa de José Jardim.

O segundo set foi idêntico ao primeiro. Apesar de os vianenses terem ganho mais confiança, tal não foi suficiente para inverter a ofensiva encarnada, acabando por sair novamente derrotados por 14-25. A tarefa dos minhotos complicava-se, sendo necessário reverter uma desvantagem de dois sets para conseguirem o triunfo.

Já o terceiro set foi marcado pelo equilíbrio. A equipa de Viana do Castelo começou a acertar o seu bloco, obrigando as águias a atacarem inúmeras vezes para fora das quatro linhas. Os minhotos ainda procuraram disputar o quarto set até ao fim, só que a superioridade dos encarnados veio ao de cima. As águias não queriam perder terreno para o Sporting CP e vencerem o terceiro set por 22-25, ganhando também a partida por 0-3.

Com este resultado, o VC Viana mantém a 12ª posição da tabela classificativa, com 19 pontos (os mesmos que o Vitória SC), permanecendo na zona que dá acesso ao playoff de despromoção. Também o SL Benfica mantém o segundo lugar, continuando na luta pela revalidação do título de campeão nacional.

O campeonato irá parar uma semana, voltando no dia 24 de fevereiro, onde o VC Viana vai até às Caldas das Rainhas para defrontar o Sporting Clube das Caldas, num jogo a contar para a 25ª jornada do Campeonato Nacional de Voleibol.