O Xico Andebol perdeu, em casa, com a AA Avanca. Os minhotos já sabem que vão disputar a permanência na segunda fase do campeonato.

O Xico Andebol recebeu a AA Avanca, num jogo a contar para a 20ª jornada do Campeonato Andebol 1. Os minhotos saíram derrotados por 21-27, resultado que os coloca em penúltimo lugar da tabela classificativa, a seis jornadas do fim da primeira fase da competição.

No Pavilhão Francisco de Holanda, entrou melhor a formação visitante. Aos 12 minutos, a AA Avanca vencia por 1-4. Os minhotos conseguiram dar resposta às investidas aveirenses, igualando o marcador aos 17 (5-5).

Nesta fase, o cenário do jogo era de equilíbrio. Com as duas equipas a criarem oportunidades, o intervalo chegou com o Xico Andebol na frente do marcador pela diferença mínima (12-11).

Após o descanso, o ritmo do desafio não se alterou até aos 40 minutos, quando as formações estabeleciam uma igualdade no placard de 15-15. A partir desta altura, a AA Avanca começou a impor o seu jogo e a assumir o comando na partida.

Os aveirenses subiram o ritmo e, até ao final do desafio, foram aumentando progressivamente a diferença no resultado. Praticamente sem reação, a formação da casa não conseguiu travar a superioridade do adversário. O fim do jogo chegou com a AA Avanca a conquistar os três pontos, com uma diferença de seis golos (21-27).

No Xico Andebol, os melhores marcadores não passaram dos quatro golos: Francisco Ribeiro, com 80% de eficácia, e Cláudio Mota, com 44% e dois em três de sete metros.

Com esta derrota, o Xico Andebol encontra-se no penúltimo lugar, sabendo já que vai disputar a permanência na segunda fase do campeonato. Por seu lado, a AA Avanca consolida o quinto lugar. Na próxima jornada, os minhotos visitam o Belenenses. Os aveirenses recebem o ABC/UMinho.