O Xico Andebol controlou o resultado durante a maior parte do encontro. Contudo, o AC Fafe chegou a ameaçar dar a volta.

Neste sábado, o Xico Andebol recebeu o AC Fafe no Pavilhão Desportivo Francisco de Holanda. Os vimaranenses saíram vitoriosos por 25-23, na 22ª jornada do Campeonato Andebol 1.

Os anfitriões apressaram-se a abrir o marcador, com um golo de Luís Sarmento aos 41 segundos (1-0). Aos dois minutos, a vantagem já era de três a zero, graças a Bruno Landim e Rui Oliveira. Logo a seguir, Tiago Gonçalves assinou o primeiro golo para os visitantes (3-1). Contudo, os homens da casa não queriam que a sua superioridade no marcador fosse posta em causa e, por isso, rapidamente a aumentaram, ao fazerem mais dois golos (5-1).

Após algumas tentativas de ambos os lados, Tiago Silva e, posteriormente, Luís Pereira, conseguiram acertar nas redes do guardião vimaranense (5-3). Em dois minutos, Cláudio Mota marcou três golos a favor da formação da casa, seguido de Ricardo Fortes, que fez o oitavo golo para o Xico Andebol (8-3).

Ao longo da primeira parte, ambas as equipas foram chegando à baliza adversária, mas a formação visitada esteve sempre na frente. O marcador apontava 13-9 quando os jogadores recolheram aos balneários.

O AC Fafe voltou mais forte. Ricardo Ávila e Nuno Pimenta marcaram no minuto 30. Nesta segunda metade do encontro, os fafenses aproximaram-se mais da formação da casa. Contudo, não conseguiram chegar-se à frente no marcador.

Aos 33 minutos, novamente Ricardo Ávila assinou o golo que resultou na menor diferença no marcador durante toda a partida (14-13). A equipa de Guimarães procurava evitar o empate, enquanto ia tentando recuperar forças.

A partida estava renhida, mas o Xico Andebol não deixou fugir a importante vitória. O jogo terminou 25-23 a favor do conjunto da casa. Contudo, com 30 pontos, permanece no penúltimo lugar da tabela classificativa. Já o AC Fafe situa-se na 11ª posição, com mais dois.

Na 23ª jornada, no próximo sábado, ambas as formações têm encontros complicados. Os vimaranenses deslocam-se a casa do SL Benfica, que ocupa o segundo lugar. Já os fafenses recebem o ABC/UMinho, que está no quarto posto do campeonato.