Primeira parte demolidora por parte dos leões não deu qualquer chance aos minhotos. Hugo Rocha, com sete golos, foi o único que conseguiu brilhar na pálida exibição bracarense.

Em jogo da primeira jornada da fase final do Campeonato Nacional de Andebol, a formação do ABC/UMinho deslocou-se ao terreno do Sporting CP, onde saiu derrotada por 34-22. Frente aos campeões em título, a equipa treinada por Jorge Rito nunca conseguiu entrar na luta pela partida, tendo perdido por números expressivos.

Era esperado um jogo difícil neste arranque da fase final do campeonato, onde se decide o campeão nacional de andebol. E os leões provaram isso logo nos instantes iniciais. Com um parcial de 4-0 em quatro minutos jogados, o conjunto leonino entrou a todo o gás, obrigando Jorge Rito a pedir o primeiro desconto de tempo.

A toada de jogo manteve-se após o “time-out” e, aos dez minutos, a vantagem da equipa da casa já se situava nos sete pontos, 9-2. O ataque minhoto não encontrava forma de ultrapassar a muralha defensiva do Sporting CP, enquanto do outro lado a avalanche ofensiva leonina não dava tréguas. O intervalo chegava e o ABC/UMinho perdia já por 17-8 no regresso aos balneários.

Esperava-se uma reação no segundo tempo por parte da equipa minhota, mas tal não veio a acontecer. Os homens da casa dominavam o jogo a seu bel-prazer, sem nunca darem qualquer hipótese de recuperação por parte do adversário. A superioridade leonina traduziu-se num aumento da vantagem trazida do primeiro tempo, vencendo o encontro por 34-22.

Pedro Portela, com sete golos, seguido por Pedro Solha, com seis tentos, foram as principais figuras do lado leonino. Para o ABC/UMinho, Hugo Rocha fez uma exibição bem conseguida, com sete golos marcados.

Com este resultado, a turma de Jorge Rito entra com o “pé esquerdo” nesta fase final, somando 33 pontos, agora a oito pontos do adversário de hoje e líder do campeonato, o Sporting CP. Na próxima jornada, a equipa minhota recebe a AA Avanca.