A AAUM conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata. Os minhotos sagraram-se campeões nacionais universitários em futsal e andebol.

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) garantiu três medalhas no último dia dos Campeonatos Nacionais Universitários. As equipas de futsal e de andebol masculino conquistaram o ouro e a de voleibol feminino arrecadou a prata na competição que se realizou este ano no Aristides Hall, em Aveiro.

A primeira final do dia para a academia minhota foi disputada pela comitiva feminina de voleibol. A formação que representou a AAUM foi derrotada por 3-0 pela turma oriunda da Universidade do Porto – FADEUP.

A equipa da Universidade do Minho perdeu o primeiro set pela diferença mínima (25-23). Os dois parciais restantes decorreram de forma semelhante e equitativa e culminaram num desaire para a formação minhota, com o marcador a assinalar uma diferença de três pontos (25-22).

A comitiva masculina de futsal, em representação da AAUM, conquistou o primeiro lugar. A vitória, por 4-3, da formação minhota na final frente à AAC assegurou a qualificação para o Campeonato Europeu Universitário.

No andebol, a AAUM voltou a triunfar e a trazer a medalha de ouro para casa frente à equipa portuense do ISEP. Os minhotos não vacilaram no jogo decisivo e o início do encontro resumiu-se a uma vantagem expressiva da turma da Universidade do Minho, que apresentava uns fervorosos 15 golos frente a apenas quatro do adversário. Contudo, o ISEP recuperou e colocou o resultado da partida em 16-13. No final do jogo, o marcador dava vantagem de oito golos à AAUM (28-20).

As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários decorreram em Aveiro, entre o dia 16 de abril e esta sexta-feira, tendo reunido mais de 2.000 estudantes/atletas de todo o país em oito diferentes modalidades. A AAUM conquistou, no total, duas medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze.