Superioridade encarnada ditou mais um desaire do Vitória SC. Apesar da crescente eficácia dos vimaranenses na partida, a vitória benfiquista foi inevitável.

O Vitória SC visitou, esta sexta-feira, o reduto dos encarnados, saindo derrotado por 98-86. Num jogo a contar para a oitava jornada da segunda fase do Campeonato Nacional de Basquetebol, os minhotos não levaram a melhor e somaram a quarta derrota consecutiva neste nível da competição.

No primeiro período, as águias entraram melhor na partida, superiorizando-se aos vimaranenses. Na resposta, os minhotos não foram eficazes, permitindo à formação da casa aumentar a vantagem.

Com uma desvantagem que já era de sete pontos (7-0), o Vitória SC fez o seus primeiros dois pontos aos dois minutos. Ainda assim, a liderança dos vermelhos e brancos chegou a 16 pontos diferenciais aos seis minutos (23-7), devido, sobretudo, à falta de eficácia defensiva dos pupilos de Fernando Sá.

Um período inaugural dominado pelo conjunto lisboeta, que parecia inspirado para os triplos, enquanto a equipa visitante não conseguiu dar resposta às investidas do adversário. Registava-se até então 32-17 no placard.

No segundo parcial, o Vitória partiu com uma desvantagem de 15 pontos diferenciais e, por isso, precisava de alterar o ritmo no encontro, O começo não foi risonho, uma vez que os vimaranenses saíam com bola, mas sem concretização na altura de lançar ao cesto. Inspirados estavam os benfiquistas, com cinco lances ofensivos concretizados num minuto e meio, sem qualquer ponto registado por parte do Vitória SC.

Após os primeiros quatro minutos, os vimaranenses apareceram mais na discussão do marcador. Um período que marcou um Vitória SC diferente no encontro (para melhor), com uma maior eficácia, vencendo o parcial por 20-17 e diminuindo a desvantagem para 12 pontos diferenciais (49-37).

Depois do intervalo, verificou-se um início com nota de equilíbrio, com as duas equipas a procurarem a concretização. Aos dois minutos o Vitória SC, depois de encestar mais dois lances livres, estava a nove pontos de igualar os encarnados, que ainda não tinham conseguido faturar (40-49).  Ainda assim, o parcial foi ganho pelo SL Benfica, por 31-21, colocando os vimaranenses a 22 pontos dos caseiros (80-58).

Para o quarto período, o Vitória SC partiu com a maior desvantagem registada no jogo, pelo que precisava de mais concentração para conseguir discutir o resultado do encontro. Um Vitória em crescendo, que foi capaz de gerir a pressão, conseguindo o melhor parcial da partida: 18-28. Apesar do triunfo por dez pontos sobre o adversário, os pupilos de Fernando Sá não evitam o desaire, com o placard a fechar por 98-86.

Com este resultado, os vimaranenses somam a quarta derrota consecutiva e ocupam o quinto posto nesta fase da competição. Para a próxima jornada, os minhotos recebem o Illiabum.