Na próxima segunda-feira, dia 11 de junho, decorre na Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG), o “III Encontro de Gestão do Território e Proteção Ambiental”, organizado pelos alunos do 1º ano de Mestrado de Geografia da Universidade do Minho, com o apoio da GeoPlanUM, Associação de Estudantes de Geografia e Planeamento.

O encontro pretende uma “mudança de comportamento” e, com isso, uma “efetiva mudança na prevenção dos riscos”, afirma Júlio Dias, aluno do 1º ano de Mestrado. A apresentação pública do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra os Incêndios, a mobilidade sustentável e o papel do Estado na gestão dos riscos hidrológicos estão no centro da discussão, recordando os incêndios que atingiram o norte e sul do país, no ano passado.

O Deputado do Bloco de Esquerda, Pedro Soares, presidente da Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habilitação, marcará presença junto do painel para discutir questões relacionadas com a proteção e ordenamento do território.