No total, foram 16 as medalhas conquistadas por clubes minhotos. SC Braga garantiu 12 presenças no pódio.

AD Fafe, SC Braga e Vitória SC estiveram em destaque no Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos Open de Portugal, que se realizou entre quinta-feira e domingo no Complexo Desportivo do Jamor. No total, foram 16 as medalhas conquistadas pelos emblemas do Minho, com o clube bracarense a evidenciar-se com 12 presenças no pódio.

José Lopes, atleta do SC Braga, venceu as provas de 200 metros estilos, 400 metros livres, 800 metros livres e 1500 metros livres. Para além disso, o nadador bracarense ficou em terceiro lugar em 400 metros estilos.

Na competição feminina, Tamila Holub arrecadou quatro medalhas. A jovem de 19 anos subiu aos lugar mais alto do pódio em três ocasiões- 400 metros livres, 800 metros livres e 1500 metros livres-, garantindo ainda o bronze nos 200 metros livres.

Rafael Simões completou o lote de medalhados do SC Braga. O Gverreiro do Minho foi segundo em 200 metros bruços e terceiro em 400 metros bruços. O nadador, juntamente com José Lopes, Jorge Silva e José Fernandes, foi ainda um dos responsáveis pela prata na prova de estafetas de 4x200m livres que tornou a equipa bracarense vice-campeã nacional.

Destaque ainda para o segundo lugar de Maria Castro, atleta da AD Fafe, em 200 metros bruços e para a campanha de João Costa, nadador do Vitória SC. O representante vitoriano conquistou três medalhas: a prata em 50 metros costas e 100 metros costas e o bronze em 200 metros costas.