Começou ontem a segunda edição do Gerês Rock Fest, que contou com Moonspell como cabeça de cartaz.

Começou no blues e acabou no metal. Com uma audiência de todas as idades, a espera parecia ser para os Moonspell, num recinto onde se ergueram mãos de crianças, jovens e pais formando o símbolo da banda.

A primeira atuação teve início ainda com pouca gente no recinto e o alheamento da audiência manteve-se até à chegada dos cabeça de cartaz. O festival só encheu quando se aproximou a hora dos Moonspell, programada para a meia-noite.

Apesar de algum desinteresse por parte do público, todas as bandas elogiaram a boa organização desta que é a segunda edição do Geres Rock Fest. A vocalista dos Blame Zeus referiu ter sido “um prazer atuar devido à boa organização do festival”, e os Daniel’s Dead Bird afirmaram que este foi o sítio mais bonito em que já atuaram.

A aposta em bandas minhotas continuou em semelhança ao ano passado. Os Sarilhão Blues Band abriram a noite de concertos, trazendo o blues à terra de origem. Os Daniel’s Dead Bird, do Porto, apresentaram o EP que lançaram em fevereiro: “Into Another Dimension”. Tocaram rock à antiga, com direito a vários flips de cabelo por parte do guitarrista. Os Blame Zeus foram a última banda a pisar palco antes dos Moonspell. Trouxeram músicas do primeiro e segundo álbuns e a expressividade da vocalista pareceu convencer o publico.

Pouco depois da meia-noite, os Moonspell pisaram palco. Em 26 anos de carreira foi a primeira vez que atuaram no Gerês. O espetáculo marcou pela teatralidade. Aos adereços de palco juntaram-se outros usados pelo vocalista, como uma máscara e uma capa de vampiro. Não puderam também faltar referências ao eclipse lunar, que teve lugar na mesma noite. A banda iniciou com o tema “Em Nome do Medo”, do novo álbum, e terminou com “Full Moon Madness”. Marcaram pela grande interação com o público. Os festivaleiros fizeram moshes, abanaram a cabeça ao som do metal e gritaram alto pela banda.

O Gerês Rock Fest oferece dois dias de concertos rock com cinco dias de campismo gratuito. Os Moonspell parecem ter acordado o Gerês, neste que foi o primeiro dia do festival. Os Linda Martini são os cabeça de cartaz da noite de sábado.