Primeiro adversário do grupo de Pedro Gomes é o Atlético Ouriense, que goleou o Vilaverdense na época passada, em jogo referente aos quartos de final da Taça de Portugal.

A época de transferências foi agitada para o clube minhoto, sendo que a principal baixa registada foi a de Sara Brasil. A avançada de 22 anos rumou ao SC Braga ao fim de uma temporada muito positiva no emblema de Vila Verde. A atleta foi a melhor marcadora da equipa na última época. Em 25 jogos disputados, faturou 18 golos.

Entre as várias movimentações, resultaram ainda outras oito saídas. Cláudia Machado e Paulinha rumaram ao SC Braga. Por outro lado, Diva Meira e Andreia Faria foram transferidas para o SL Benfica e Catarina Gomes e Catarina Machado fizeram as malas para o Viajes InterRías FF (Espanha).

E como não só de saídas se faz o mercado de transferências, há também novos rostos a representar o clube minhoto. Beatriz Cunha, Nina, Lea Pires, Ana Leandro e Juliana Vieira são alguns dos nomes que poderão ser falados durante a nova época. Desta forma, o grupo de Vila Verde regista alguma aposta na formação, com a integração de Lea Pires e Ana Leandro, ambas de 17 anos, que se juntam agora a um dos planteis do escalão principal do futebol feminino nacional.

As perspetivas para a temporada que agora começa são altas. A formação minhota tem vindo a registar uma evolução positiva ao longo do tempo. Por exemplo, em termos comparativos, na temporada 2016/2017, o clube ficou em oitavo lugar no campeonato nacional e alcançou a terceira eliminatória da Taça de Portugal. Por outro lado, na época 2017/2018, o Vilaverdense subiu quatro postos na classificação, atingindo o quarto lugar. Na Taça de Portugal chegou, pela primeira vez, aos quartos de final. É, por isso, de esperar que um dos objetivos do grupo seja, pelo menos, manter a marca conquistada na temporada anterior, ou até mesmo superá-la.

O Campeonato de Futebol Feminino 2018/2019 arranca amanhã pelas 15h. A nova época estreia com um novo naming: Campeonato Nacional de Futebol Feminino BPI. O primeiro adversário da formação de Vila Verde é estreante na competição. Contudo, o Atlético Ouriense goleou o Vilaverdense por 4-0 na época passada, eliminando o emblema minhoto da Taça de Portugal. Além deste jogo, já foram 16 os confrontos entre as duas equipas, sendo que as estatísticas favorecem os visitantes, com nove vitórias contra apenas três do clube vilaverdense. Será, então, o primeiro teste de peso da formação de Pedro Gomes.