VC Viana dominou vários momentos do encontro, mas acabou por cair aos pés do Câstelo da Maia GC.

O VC Viana perdeu por 3-2 frente ao Castêlo da Maia GC na primeira jornada do Campeonato Honda. A partida realizou-se este domingo no pavilhão da turma maiata.

Com os parciais 25-23, 21-25, 25-20, 21-25 e 15-13, a partida ficou marcada pela euforia transmitida pelas claques de ambas as equipas. Em termos de estatística, o equilíbrio nas várias ações de jogo foi evidente, com uma prevalência dos ataques em detrimento dos blocos defensivos e defesa baixa, conseguidos sobretudo na fase de side out (primeiro ataque após receção).

A garra da equipa da casa, que nunca deu uma bola como perdida, e o serviço forte e bem colocado causaram dificuldades ao VC Viana, uma equipa ainda em construção e com menor experiência competitiva. Desta forma, apesar de os minhotos terem dominado em muitos momentos do jogo, a equipa de Viana do Castelo não foi capaz de garantir a vitória no último e decisivo set, disputado até aos 15 pontos.

Os resultados dos últimos cinco confrontos diretos das duas equipas revelam alguma consistência: a superioridade do Castêlo da Maia GC. No entanto, o VC Viana mostrou uma clara evolução ao longo da partida. O treinador da equipa dos visitantes, João Carronha, mostrou-se satisfeito com o desempenho da jovem equipa e garante que vai “encarar o campeonato de uma forma positiva e com muito otimismo”.

O Castêlo da Maia GC vence, desta forma, o VC Viana por 3-2. Este resultado coloca a equipa anfitriã no sexto lugar de classificação com dois pontos. Por outro lado, o conjunto minhoto soma apenas um, alcançando a décima posição.

Na próxima jornada, os caseiros defrontam o Sporting CP e o VC Viana tem como adversário o Leixões SC. Ambas as partidas jogam-se no sábado, pelas 17h e 18h, respetivamente.