No passado sábado , a Space Ensemble levou “AlgoRítmico” ao GNRation, um projeto direcionado aos mais pequenos, que teve como principal objetivo demonstrar a ligação entre o mundo da música e o da matemática.

O evento decorreu no último sábado, no GNRation, em Braga, e contou com a presença do grupo português Space Ensemble, que através de um diverso número de instrumentos permitiu que a música e a matemática se unissem de forma didática, tudo isto com base em filmes matemáticos e jogos.

Tendo como inspiração a frase de Godfrey Harold Hardy, importante matemático inglês: “nenhum matemático devia alguma vez esquecer que a matemática, mais do que qualquer outra arte ou ciência, é um jogo juvenil.”,foi através de um conjunto de vários instrumentos que o grupo Space Ensemble  ilustrou o elo de ligação entre a música e a matemática.

O grupo presenteou o público com a visualização de quatro composições geométricas animadas de René Jodoin e Norman Mclaren, acompanhadas pela atuação dos elementos da Space Ensemble. Cada artista apresentou-se acompanhado de diversos instrumentos como o contrabaixo, harpa, um conjunto de xilofones , saxofones, piano, electrónica e percussão.

Foi possível observar momentos de interação com o público através de um jogo, no qual, a partir de números aleatoriamente escolhidos pelas pessoas, eram criadas melodias, sendo que cada número correspondia a uma nota musical.

Segundo os elementos do grupo, a matemática e a música têm pontos em comum: são duas línguas universais e, tanto uma, como a outra, são um conjunto de processos simples que resultam em algo complexo, como é o caso de uma equação matemática ou da criação de uma peça musical.

Todas as atividades que se foram sucedendo ao longo do espectáculo tinham como principal objetivo comprovar as ideias defendidas pela banda, o que cativou a atenção e admiração de pais e filhos que se encontravam presentes.