O pavilhão da Escola Francisco Sanches acolheu edição deste ano do Erasmus National Games. ESN Porto foi a vencedora.

Vários alunos estrangeiros disputaram, entre sexta-feira e domingo, a Erasmus National Games (ENG). A prova decorreu na Escola Francisco Sanches e contou com alunos de cinco instituições do ensino superior portuguesas. Basquetebol, voleibol e futsal foram as modalidades praticadas pelas dezenas de estudantes presentes em Braga.

A Erasmus National Games teve início na sexta-feira, com um jantar de convívio. Prolongou-se até sábado, onde se jogaram as modalidades de basquetebol e voleibol. O evento terminou no domingo com a manhã a ser preenchida pelo futsal e a tarde destinada à entrega de prémios. Desta competição, saiu triunfante a ESN Porto, seguida de ESN Coimbra, ESN Bragança, ESN Minho e, por fim, ESN Aveiro.

Em declarações ao ComUM, Diego, um estudante brasileiro que representa a ESN Bragança, considerou o evento “sensacional” e realçou a oportunidade de “encontrar gente do mundo inteiro”. O jovem enalteceu, também, a escolha “certeira” de fazer Erasmus, especialmente num país como Portugal, que o acolheu de forma “exímia”.

Já João Sousa, presidente da ESN Minho, explicou que a organização promoveu dois encontros para os participantes: o Erasmus National Meetings (ENM) e Erasmus National Games (ENG). O ENG é um evento desportivo que tem as características de um torneio e divide-se em três fases: local, nacional e internacional. No primeiro nível, cada secção do ESN seleciona uma equipa para depois disputar a fase seguinte. Este segundo patamar, que decorreu este fim de semana, junta as equipas anteriormente selecionadas, de onde sai o conjunto que representará Portugal na fase internacional. Já o terceiro nível coloca frente a frente os vencedores de cada país, sendo aqui encontrada a formação vitoriosa.

O ENG é dirigido aos alunos de Erasmus que estudam em Portugal. As equipas são compostas por 12 pessoas, de ambos os sexos e de diferentes nacionalidades. O evento deste ano foi organizado pela Erasmus Student Network Minho (ESN Minho), em parceria com a ESN Portugal.

Mais do que o carácter competitivo, o intuito deste evento é promover a atividade física, uma boa alimentação, um estilo de vida saudável e, também, a multiculturidade. Estas troca de identidade é possível graças à quantidade de nacionalidades diferentes que marcam presença no evento. Nesta edição Brasil, Espanha, Itália, Turquia, Geórgia, Ucrânia, Polónia e Alemanha foram algumas das nações representadas.