A comitiva que representou a AAUM venceu provas coletivas e individuais. Sofia Fernandes e José Lopes foram os principais destaques.

Na passada segunda-feira, a equipa de natação da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) fez história e sagrou-se campeã nacional em piscina curta, após um jejum de 20 anos.

Em Matosinhos, os minhotos arrecadaram 16 medalhas: sete de ouro, duas de prata e sete de bronze. Os 25 atletas sob orientação de Mimosa Rodrigues romperam a hegemonia da Universidade do Porto e da Académica de Coimbra e conquistaram várias medalhas.

Os maiores êxitos da academia foram nas áreas 4x50m estilos femininos – Juliana Freixo (Medicina), Madalena Silva (Biologia Aplicada), Lara Vaz (Mestrado Engenharia Biomédica) Sofia Fernandes (Mestrado Economia Monetária, Bancária e Financeira) – e nos 4x50m estilos masculinos – João Pontes (Medicina), Rafael Simões (Medicina), José Lopes (Engenharia e Gestão industrial) e José Fernandes (Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação) venceram as provas e arrecadaram a medalha de ouro nas categorias.

José Lopes nos 200m Estilos e 400m Livres – batendo o recorde nacional universitário -, Juliana Freixo nos 100m costas e Sofia Fernandes nos 400m livres conquistaram o ouro nas provas individuais. Na categoria de 100m mariposa, Jorge Silva (Engenharia Mecânica) conseguiu a medalha de prata e João Pontes nos 50m costas ficou com a de bronze.

Os resultados alcançados deixaram Mimosa Rodrigues satisfeita com o empenho de todos os atletas e destacou as prestações de Sofia Fernandes e José Lopes. A próxima competição é o CNU de piscina longa, que se realiza no próximo dia 31 de março, em Lisboa.