Medalhas de prata e bronze para equipas masculinas da AAUM. Prova serviu de qualificação para o Campeonato Europeu de 2019.

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) participou no Campeonato Nacional Universitário de Basquetebol de 3×3, que se realizou no Porto, entre quinta-feira e sexta-feira, com duas equipas femininas e duas masculinas. Apesar da competição não ter corrido de forma perfeita para o lado feminino, as equipas masculinas conseguiram o segundo e o terceiro lugares do pódio.

Do lado masculino, ambas as formações realizaram prestações muito positivas. O primeiro conjunto conseguiu chegar à luta pelo ouro, mas acabou por perder na final  frente à AE Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto , por 15-19. Já a outra equipa conseguiu, perante a Universidade Nova de Lisboa, uma vitória por 15-11 e, desta forma, assegurou o bronze na prova.

“Fizemos uma excelente competição. Sabemos que, quando se chega às finais, alguém que não merece vai sempre perder. Desta vez não conseguimos ganhar o ouro, mas trouxemos duas medalhas, o que foi muito bom”, ressalvou José Carlos, técnico dos minhotos. Após estes resultados, o treinador não perde o foco e tem já o próximo objetivo bem definido.”Queremos representar com todo o orgulho e vontade de vencer a nossa academia no Europeu de 2019”, acrescentou.

Na vertente feminina, uma das equipas da AAUM não passou da fase de grupos e a outra perdeu nos quartos de final, contra a equipa da AAU Aveiro, que acabaria por se sagrar campeã nacional. José Carlos lamentou a perda, dizendo que a sua equipa esteve bastante bem, mas que “Aveiro estava mais forte e venceu justamente”. O técnico considerou ainda que “o nível da prova estava muito elevado, tanto no masculino como no feminino”.

O campeonato nacional, que serviu de qualificação para o Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol 3×3, contou com 32 equipas no total, sendo 16 femininas e 16 masculinas. O torneio europeu realiza-se em 2019, na cidade do Porto, num ano em que a Universidade do Minho realiza o Campeonato Europeu Universitário de Futsal.