Skyscraper é um filme de ação e suspense que deixa qualquer um com o coração nas mãos. Escrito e dirigido por Rawson Marshall Thurber, teve estreia em julho deste ano.

A história começa logo em grande mostrando o episódio onde o ator principal, Will Sawyer (Dwayne Johnson), perde a sua perna numa ação militar junto dos seus colegas, todos ex-combatentes. A partir daqui Will passa a usar uma prótese, o que à partida poderia limitá-lo em muitas coisas, mas não é o que acontece. E este filme pretende retratar isso mesmo: pessoas com deficiências como o Wll continuam a ter valor e a ser funcionais na sociedade.

skyscraper

É construído o maior arranha-céus da história, o Pearl. Will sabe tudo acerca deste edifício, uma vez que se prepara para uma entrevista arranjada pelo seu amigo, há meses. Tudo corre da melhor forma, o que ele não sabe é que o pior ainda está por vir: é-lhe fornecido um tablet com acesso aos sistemas de segurança do arranha-céus. Isto faz parte de uma armadilha criada pelo seu próprio “amigo” e vários outros personagens na tentativa de ficarem com o tablet para terem acesso ao que precisavam para levar o plano em frente. O que não estava nesse plano era a presença da família de Will no edifício, mas eles decidiram ignorar esse facto e incendiam o Pearl como programado inicialmente. O resto da ação desenrola-se com este incrível homem na tentativa de salvar a sua família de um arranha-céus em chamas. Skyscraper demonstra o desespero de alguém que vê o que mais ama em perigo e faz tudo para dar a volta à situação: o que o leva a tomar decisões arriscadas, mas principalmente heróicas e de uma coragem tremenda.

skyscraper, 2018

Um dos aspetos de Skyscraper alvo de bastantes críticas é o facto de ser muito irreal. Muitas das ações levadas a cabo pelo ator principal são impossíveis na realidade. Um exemplo muito simples é o famoso salto feito de uma plataforma para uma janela do edifício, matematicamente impossível por várias razões. Mas quanto a isto, temos de ter em conta que se trata de um filme e nem sempre é suposto que tudo corresponda à realidade tal como a conhecemos.

Dwayne Johnson interpreta o seu papel da melhor forma e a sua própria aparência física também ajuda na construção deste personagem forte, corajoso e destemido. Ainda parte deste elenco temos Neve Campbell como Sarah Sawyer, esposa de Will, Chin Han como Zhao, McKenna Roberts e Noah Cottrell interpretando os filhos de Will, entre muitos outros.

skyscraper, 2018

Para os que têm medo de alturas, este filme não é de todo recomendável pois surgem constantemente imagens do topo do edifício que nos provocam vertigens e nos deixam nervosos com aquele receio de que aconteça algo a algum dos protagonistas. Mas no geral é um filme interessante e com uma mensagem muito importante para todos nós.