Minhotos perdem na deslocação aos Açores. Com este resultado, os vitorianos caem para a 6º posição.

Na entrada do Vitória SC e do Santa Clara para a jornada 27 da Liga NOS, as duas equipas encontravam-se separadas por 10 pontos. Os vitorianos não conseguiram superiorizar-se aos açorianos que, com o apoio dos adeptos, venceram por 1-0.

Os minhotos, que ocupavam a sexta posição na tabela classificativa, à condição, uma vez que o Moreirense já tinha jogado, tentavam escalar mais um lugar na classificação. Por sua vez, os insulares, nonos na liga, entravam com ambição de somar pontos e continuar um campeonato tranquilo.

Após o apito inicial no Estádio de São Miguel, a armada que viajou de Guimarães mostrou desde cedo que ia à procura da segunda vitória consecutiva. Os primeiros 20 minutos foram pautados pela iniciativa de jogo da formação de Luís Castro e pela tentativa de saídas rápidas do Santa Clara.

Contudo, foram as tropas da casa que chegaram à vantagem. Depois de uma tabela à entrada da área entre Patrick e Bruno Lamas, o lateral cruzou rasteiro, e à boca da baliza, Zé Manuel fez o gosto ao pé direito, à passagem do minuto 26.

A resposta forasteira foi rápida, e numa jogada pelo corredor direito, Sacko fez um passe para a pequena área para Guedes. O avançado tinha a pontaria desafinada e atirou a bola ao lado, naquela que foi a melhor oportunidade para os minhotos em todo o encontro.

Ao intervalo, Luís Castro promoveu duas alterações, que nada mudou o rumo do jogo. Os ataques do Vitória SC continuavam a esbarrar na muralha defensiva açoriana, que se mostrou organizada durante os 90 minutos.

Na segunda parte, o primeiro lance de perigo pertenceu a Fábio Cardoso. Aos 73 minutos, depois de um canto batido, rematou uma bola perdida dentro de área que encaixou nos braços de Miguel Silva, impedindo o 2-0.

Não entrou à primeira, mas entrou à segunda. Aos 75, o mesmo Fábio Cardoso, fez balançar as redes vitorianas, no entanto o golo foi anulado por fora de jogo. O jogo não teve mais lances de destaque e o apito final confirmou, assim, a vitória por 1-0 para a equipa da casa, que já não vencia há 3 jogos.

Com este resultado, o Santa Clara confirma quase a manutenção, enquanto o Vitória SC mantém a luta pelo quinto lugar. Na próxima jornada os minhotos recebem o Chaves, enquanto os insulares visitam o reduto do Belenenses SAD.