Na Universidade do Minho existe um curso designado por Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação. Uma dúvida ainda muito presente nas pessoas é em que consiste afinal Sistemas de Informação. Neste artigo irei fazer uma exposição clara sobre este curso da Universidade do Minho e também sobre Sistemas de Informação.

Começando por falar sobre este curso, posso afirmar que consiste no desenvolvimento de um conjunto diversificado e complementar de saberes em tecnologias de informação, sistemas de informação e gestão, que lhes fornecem capacidades para desenvolver e liderar intervenções organizacionais relacionadas com a adoção de tecnologias de informação, o planeamento e gestão dos sistemas de informação e a inovação e reengenharia dos processos organizacionais.

Desenvolvemos ainda competências de construção de artefactos informáticos que nos permitem envolver na criação e gestão de aplicações informáticas e da infraestrutura tecnológica da organização. Este assenta na área de tecnologias e sistemas de informação. Tecnologias e sistemas de informação é uma área de conhecimento humano onde se experimenta algumas dificuldades relacionadas com a falta de consenso sobre os seus conceitos.

Para começar vou definir informação e sistema, a meu ver. Sistema é um conceito usado para estudar objetos ativos, especialmente quando são complexos. Um sistema é o resultado da visualização de um mundo ativo de um certo ponto de vista. Qualquer coisa pode ser vista como um sistema. Posso definir sistema como algo ativo, estável e evolutivo, ou objeto que opera num meio com um propósito. A informação consiste em dados, coisas e objetos utilizados pelo ser humano, que são úteis para ele mesmo ou para a organização.

Não existe apenas um significado para o termo sistemas de informação. Quando pessoas falam ou descrevem sistemas de informação nem sempre referem o mesmo objeto. Quando unimos os sistemas e a informação temos sistemas de informação.

Na minha opinião, de forma geral, os sistemas de informação utilizam a informação de forma automatizada ou manual para realizar operações, processos, transmitir e distribuir dados que representem informação para o cliente ou utilizadores. Esta é uma área que surgiu como consequência da importância que as tecnologias de informação têm vindo a assumir nas atividades humanas que envolvem alguma forma de processamento da informação, particularmente para que organizações consigam ter sucesso.

Definir sistemas de informação é algo muito complexo. Com este artigo, nestas breves palavras, espero que possa ajudar a compreender um pouco mais sobre o tema. Qualquer definição de sistemas de informação é inevitavelmente uma afirmação geral que se pode encaixar em âmbitos diferentes.