O título foi assegurado na última jornada frente à Académica de Coimbra. A AAUM venceu apenas um jogo e ficou em quinto lugar.

Cinco jogos, cinco vitórias. A Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (AEISCTE – IUL) sagrou-se, esta terça-feira, em Guimarães, campeã nacional universitário de rugby de 7 masculino com um registo imaculado. A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) ficou no penúltimo lugar.

Num torneio composto por seis equipas, em que todas jogaram entre si, o último encontro da prova disputada na Pista de Atletismo Gémeos Castro foi decisivo para a formação lisboeta confirmar a medalha de ouro. Diante da Associação Académica de Coimbra (AAC), que podia ainda intrometer-se na luta pelo título, caso vencesse, a AEISCTE – IUL não vacilou e venceu por 35-19.

A vitória começou a ser construída desde cedo, com o conjunto da capital a fazer o primeiro ensaio por Manuel Marta, posteriormente convertido pelo mesmo jogador, aos dois minutos (7-0). Até ao final da primeira parte, a vantagem foi duplicada por José Roque, com o resultado a assinalar 14-0 ao intervalo.

A entrada da AEISCTE – IUL voltou a ser forte na segunda parte. Com dois ensaios convertidos com êxito, os alunos do Instituto Universitário de Lisboa chegaram aos 28-0. Até ao final do jogo, a AAC ainda conseguiu pontuar em três momentos distintos e a distância no marcador ficou mais estreita (35-19).

Desta forma, a AEISCTE – IUL conquistou o Campeonato Nacional Universitário de Rugby de 7 e apurou-se, consequentemente, para os Campeonato Europeu Universitário da modalidade, que se disputa entre 12 e 15 de junho, em Orleans, França. Já a formação de Coimbra ficou com a medalha de bronze, com três vitórias em cinco jogos, atrás da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP), que obteve mais um triunfo e, assim, ficou com a prata.

Já a AAUM, com quatro derrotas e um jogo ganho, na derradeira partida frente à Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), última classificada, ficou na quinta posição. A Associação Académica da Universidade de Lusíada de Lisboa (AAULL) garantiu o quarto lugar.

O torneio disputou-se durante dois dias, segunda-feira e terça-feira, e contou com um total de 15 jogos, distribuídos por cinco jornadas. A fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários decorre até 10 de maio, em Guimarães.