Equipa famalicense assegurou a subida a três jornadas do fim do campeonato. Última presença dos minhotos na primeira divisão aconteceu há 25 anos.

Na próxima temporada, o futebol de primeira regressa ao Estádio Municipal 22 de junho. Após a vitória por 4-1 sobre o Vitória SC na manhã deste domingo, o FC Famalicão beneficiou da derrota do Estoril frente ao FC Penafiel e assegurou a subida de divisão.

Esta será a sétima presença na agora denominada Liga NOS do conjunto minhoto, após quatro anos na segunda divisão e uma grande ausência dos campeonatos profissionais. A última participação do FC Famalicão no principal escalão do futebol português aconteceu há 25 anos, na temporada 1993/1994.

Em 31 jornadas disputadas até ao momento, os famalicenses somaram 19 vitórias, seis empates e seis derrotas. Com três jogos ainda pela frente, o conjunto orientado por Carlos Pinto (Sérgio Vieira comandou a equipa até há cerca de um mês) procura agora alcançar o FC Paços de Ferreira, que tem mais quatro pontos, no topo da tabela classificativa da Ledman Liga Pro.

Com a subida do FC Famalicão, a edição 2019/2020 da Liga NOS conta com cinco minhotas cinco clubes minhotos. Para além de SC Braga, Vitória SC e Moreirense, que já estavam na primeira divisão, o Gil Vicente vai acompanhar os famalicenses no regresso à elite do futebol nacional.