Prova realizou-se em Coimbra, de 4 a 7 de abril. José Paulo Lopes, do SC Braga, e Diana Durães, atleta de Fafe, sagraram-se campeões nacionais.

SC Braga e Vitória SC estiveram em destaque no Campeonato Nacional de Natação. A prova, disputada de 4 a 7 de abril, realizou-se em Coimbra e, para além de ter consagrado vários atletas com a conquista de medalhas, permitiu que fossem definidos mínimos para os Jogos Olímpicos de 2020 e para os Campeonatos Mundiais de 2019.

José Paulo Lopes, atleta do SC Braga, sagrou-se campeão nacional nos 400 metros livres. Para além da medalha de ouro, o nadador dos Gverreiros do Minho venceu mais três medalhas: duas de prata, nos 400 metros estilos e nos 1500 metros livres, e uma de bronze, na prova dos 200 metros estilos. Outro atleta dos bracarenses, Rafael Simões, conquistou a medalha de bronze nos 200 metros bruços e a medalha de prata nos 100 metros bruços.

O Vitória SC também trouxe medalhas para o Minho. João Costa, atleta da formação vimaranense, arrecadou o bronze na prova dos 100 metros costas e na dos 200 metros costas.

Tal como já havia sido noticiado pelo ComUM, Diana Durães, nadadora natural de Fafe, conseguiu os mínimos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020,com o tempo de 16:31.16 minutos na prova de 1500 metros livres. A atleta do SL Benfica assegurou também a presença no Campeonato do Mundo 2019, que decorre de 22 a 28 de julho, na Coreia do Sul.

Para além das provas de absolutos, realizou-se também o Campeonato Nacional de juvenis e juniores. Enquanto Rodrigo Cunha, do Vitória SC, conquistou uma medalha de bronze, Daniela Lopes, atleta do GDN Famalicão, arrecadou duas medalhas de ouro e três de prata e Inês Rego, também do conjunto famalicense, levou para casa uma medalha de prata e uma de bronze.

O conjunto das provas referentes às três faixas etárias juntou em Coimbra 690 atletas em representação de 112 clubes.