Quatro das 18 jogadoras convocadas jogam no AVC Famalicão e uma é atleta do SC Braga. Vila Flor é a cidade que recebe o estágio das portuguesas.

O AVC Famalicão domina a lista de convocadas com quatro jogadoras, mais uma que o Leixões e Castêlo da Maia, e o SC Braga tem apenas uma representante.  Esta quinta feira, o treinador da seleção portuguesa de voleibol feminino, Francisco dos Santos, divulgou a convocatória das 18 jogadoras que vão estagiar para preparar as participações na European Silver League e na fase final do Campeonato da Europa. A primeira prova decorre entre os dias 25 de maio e 16 de junho. Já a competição europeia, que se realiza repartida pela Polónia, Turquia, República Checa e Hungria, inicia dia 23 de agosto e termina a 8 de setembro.

Com a ausência de Juliana Antunes, do Leixões, e de Fabíola Gomes, do AVC Famalicão, o selecionador brasileiro decidiu remodelar a seleção feminina, chamando jogadoras que estavam até há bem pouco tempo nos escalões de formação. Vanessa Rodrigues, Bárbara Gomes, Aline Timm e Joana Resende foram as quatro jogadoras do emblema famalicense convocadas para entrar no estágio de preparação para as competições internacionais. A jogadora do SC Braga, Catarina Ribeiro, também foi chamada na convocação.

O estágio inicia-se no dia 29 de Abril na cidade de Vila Flor. Da preparação constam jogos particulares em França e com a Espanha.

Lista das 18 convocadas:

DISTRIBUIDORAS
Vanessa Rodrigues (AVC Famalicão)
Ana Couto (Leixões SC)
Eliane Durão (Castêlo da Maia GC)

ZONAS 4
Marta Hurst (Volley Hermanea Olbia / Itália)
Bárbara Gomes (AVC Famalicão)
Ana Vale (Ala Nun’Álvares de Gondomar)
Patrízia Leal (Castêlo da Maia GC)
Inês Pereira (AJ Moreira)
Maria Reis Lopes (Ala Nun’Álvares de Gondomar)

CENTRAIS
Aline Timm (AVC Famalicão)
Eduarda Duarte (Leixões SC)
Amanda Cavalcanti (Pedro E. Lobato)
Neusa Neto (Avarca de Menorca / Espanha)

OPOSTAS
Júlia Kavalenka (Bosco Cuneo, Itália)
Alice Clemente (CSCM Fátima)
Catarina Ribeiro (SC Braga)

LIBEROS
Joana Resende (AVC Famalicão)
Beatriz Basto (Leixões SC)

(Convocatória retirada do site da Federação Portuguesa de Voleibol)