As fases de grupos iniciadas esta segunda-feira terminaram hoje e teve início a de hóquei em patins. A AAUM ficou em primeiro em andebol e voleibol masculino.

O sétimo dia de competições nos Campeonatos Nacionais Universitários ficou marcado pelo início da fase de grupos em hóquei em patins masculino. Durante o dia decorreram também jogos de basquetebol feminino, futsal feminino, andebol masculino e futebol masculino. A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) apurou-se para os quartos de final em primeiro lugar do grupo C em andebol masculino e no grupo D de voleibol masculino e em segundo no grupo A em basquetebol feminino e no grupo B de futsal feminino.

O dia começou com jogos de andebol masculino a contar para a segunda jornada. O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) perdeu frente à Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) por 16-22. Por sua vez, a AAUM bateu, com uma goleada, a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) por 40-16.

Assim, no primeiro lugar do grupo A encontrasse a AEFADEUP, no grupo B a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP) e do Grupo C a AAUM. Aos quartos de final passaram também a Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (AAULHT), Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia (AEFCT), Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) e as Associações Académicas das Universidades de Aveiro e Évora.

No futsal feminino também se realizaram jogos a contar para a jornada dois. A AAULHT não foi feliz e não marcou nenhum golo frente à Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUA). Por sua vez, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP) bateu a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (AEFCUP) pela margem mínima (2-1).

Durante a tarde decorreu o jogo em que a AAUM bateu, por oito bolas a duas, a AEFEUP. No Grupo A a Associação Académica da Universidade de Évora ficou no primeiro lugar, seguida da AAULHT. No grupo B, a AEIST posicionou-se no primeiro posto e a AAUM em segundo. Também em topo, mas no grupo C, ficou a AAUTAD seguida da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa. Aos quartos de final passaram também a AAUA e a AEFADEUP.

Para o grupo A de voleibol masculino, decorreu um jogo que contou com a presença da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) e a Associação de Estudantes do Instituto Superior da Maia (AEISMAI). A equipa algarvia venceu dois sets pelos parciais 25-0, tendo vencido por 2-0. Os jogadores da Universidade Nova de Lisboa deixaram-se bater pela AAUE. Perderam pelos parciais 21-25 e 19-25. Os primeiros e segundos classificados vão jogar os quartos de final. As equipas são: AEIST, AAUAlg, AAC, AEISCTE-IUL, AEFEUP, AAUE, AAUM e AEISCAP.

Na jornada três de basquetebol feminino a AAUM venceu por 35-32 a AEFADEUP e a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) ganhou por 53-38 a AAC. Passaram à próxima fase: Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana, Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa (FAIPL), NOVA, Associação Académica da Universidade da Beira Interior, AAUA, AEFADEUP, AAUE e AAUM.

No campeonato de futebol masculino jogou-se a terceira jornada. Apesar de ter ficado no terceiro lugar, a AAUM passou aos quartos de final. Junto da equipa minhota estão a AAUE, AEFADEUP, AEISCTE-IUL, AAUAlg, Associação de Estudantes da Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa, Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Associação Académica de Coimbra (AAC).

Hoje iniciou-se ainda a primeira jornada de hóquei em patins. A primeira partida acabou num empate a 3 bolas entre o Instituto Politécnico do Porto e o Instituto Politécnico de Leiria. Mais tarde, a AAC defrontou a AAUE e perdeu por 0-5. A AAUA empatou, também, com a FAIP de Lisboa por uma bola.