Pelo segundo ano consecutivo, a equipa de voleibol feminino da AAUM perde na final. AEFEP é a vencedora da edição de 2019 da prova.

Na primeira final disputada esta sexta-feira, a equipa de voleibol feminino da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) perdeu com a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia (AEFEP) por 3-1. Depois do ouro em 2017 e da prata em 2018, a formação minhota voltou a subir ao segundo lugar do pódio, desta feita após um jogo disputado no pavilhão do campus de Azurém da Universidade do Minho.

O início da partida trouxe uma equipa da AAUM desconcentrada e a cometer muito erros individuais. Assim, foi sem surpresas que o técnico Carlos Dias pediu um desconto de tempo quando o marcador assinalava um 8-2 a favor da AEFEP. Apesar da formação minhota ter conseguido esboçado uma breve reação, o primeiro set terminou mesmo com a vantagem do conjunto portuense (25-17).

No início do segundo set, a AAUM mostrou-se disposta a alterar o rumo dos acontecimentos e rapidamente chegou a uma vantagem relativamente confortável (8-4). O treinador da equipa portuense ainda solicitou um desconto de tempo quando o placard mostrava o 13-7 a favor do conjunto minhoto, mas a inspiração de Fabiola Gomes e de Sofia Oliveira ajudou a AAUM a vencer um set caraterizado pela disputa de pontos muito longos (25-16).

Com Mariana Silva, Isa Saraiva e Catarina Duarte em destaque, a AEFEP voltou a passar para a frente do marcador no terceiro set. Após um começo de período bastante disputado e equilibrado, o conjunto portuense conseguiu assumir a liderança e, posteriormente, venceu por 25-19.

Na etapa de todas as decisões, o equilíbrio voltou a imperar. Motivadas pelo forte apoio dos adeptos de ambas as equipas, as jogadoras proporcionaram um bom espetáculo dentro de campo, marcado pelas constantes mudanças na liderança do marcador. Apesar disso, a AEFEP conseguiu superiorizar-se e fechou o set em 26-24, vencendo o encontro por 3-1.

O pódio da edição de 2019 dos Campeonatos Nacionais Universitários de voleibol feminino ficou fechado com a equipa da Associação de Estudantes do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), que bateu a Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde (aeESS) por 3-2 no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares.