No quinto dia dos Campeonatos Nacionais Universitários, a AAUM não conseguiu ir além da conquista da medalha de prata nas três finais disputadas.

Realizaram-se, esta sexta-feira, as finais e os jogos da disputa pelo terceiro e quarto lugares de voleibol feminino, basquetebol masculino e futsal masculino dos Campeonatos Nacionais Universitários. A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) participou nas três finais, mas não conseguiu vencer nenhuma, conquistando três medalhas de prata.

O quinto dia dos CNU’s iniciou-se com a partida dos terceiro e quarto lugares em voleibol feminino. O jogo foi disputado entre a Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde (AEESS) e a Associação de Estudantes do Instituto Português de Administração de Marketing (AEIPAM), tendo a AEIPAM vencido por 2-3 (25-18; 25-21; 20-25; 22-25; 13-15) e levado para casa o bronze.

O encontro da final pôs em confronto a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP) e a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). A AAUM sofreu e saiu derrotada por 3-1 (25-17; 16-25; 25-19; 26-24), levando a medalha de prata e vendo a AEFEP consagrando-se campeã nacional universitária de voleibol feminino.

A segunda modalidade do dia foi o basquetebol masculino. Primeiro foi disputada a partida de atribuição da medalha de bronze entre a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUA) e a Associação de Estudantes do Instituto Superior da Maia (AEISMAI). Com o resultado de 99-72, a AAUA assegurou o terceiro lugar e deixou a AEISMAI fora do pódio.

Já no jogo da final, a Associação Académica de Coimbra (AAC) venceu a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) por 89-83, tornando-se campeã nacional universitária de basquetebol masculino.

O dia de sexta-feira ficou completo com a disputa dos encontros de futsal masculino. Na partida dos terceiro e quarto lugares, o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) venceu, por 7-2, a  Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP), ocupando a última posição do pódio.

O último jogo do quinto dia dos CNU’s foi a final de futsal masculino. A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) marcou presença na terceira final do dia, desta vez contra a Associação Académica de Coimbra (AAC). Contudo, voltou a não conseguir conquistar o primeiro lugar e perdeu por 3-2, tendo a formação que viajou desde Coimbra levado o ouro para casa.

Os Campeonatos Nacionais Universitários regressam na segunda-feira, com a dusputa da fase de grupos de várias modalidades.