Conjunto de Guimarães beneficou do desaire do AC Fafe para assegurar a manutenção no Campeonato Andebol 1. ABC/UMinho reforçou a liderança do Grupo B.

Com o fim do Campeonato Andebol 1 a aproximar-se, CCR Fermentões e ABC/UMinho enfrentaram-se, esta quarta-feira, em jogo a contar para a 13ª jornada do Grupo B da segunda fase da prova. No final, os bracarenses venceram por 19-27, mas o conjunto de Guimarães também fez a festa porque assegurou a manutenção na elite do andebol português (beneficiou da derrota do AC Fafe).

A equipa visitante arrancou melhor e rapidamente se colocou em vantagem no marcador. A reação dos homens da casa surgiu perto dos dez minutos de jogo, altura em que o CCR Fermentões esteve pela primeira vez no comando. Entre parada e resposta e sempre com diferenças de, no máximo, dois golos, as duas equipas mantiveram o equilíbrio entre si, traduzido pelo resultado assinalado ao intervalo: 10-11.

O arranque da segunda parte, no entanto, acabou por ser decisivo para as contas do jogo. Com um parcial de 3-8 nos primeiros dez minutos do segundo tempo, o ABC/UMinho colocou-se a vencer por seis golos de diferença (13-19), algo que nunca tinha acontecido até então no encontro. A vantagem foi-se mantendo e, apesar das tentativas dos anfitriões em encurtar distâncias, os visitantes não desperdiçaram a oportunidade de somar a nona vitória nesta fase da prova.

No aspeto individual, o lateral Miguel Baptista foi a grande figura do encontro, ao rubricar oito golos para a formação orientada por Jorge Rito. Do outro lado, o universal Sérgio Ribeiro apontou cinco tentos. O ABC/UMinho lidera o Grupo B com 61 pontos, mais três do que a ADA Maia/ISMAI. O CCR Fermentões, que possui 43 pontos, ocupa o sexto lugar.

Na próxima jornada, o Académico volta a casa para encerrar a temporada  perante o SC Horta. O jogo está agendado para as 18 horas deste sábado. À mesma hora, o CCR Fermentões entra em campo no pavilhão da AA Avanca.