O atual campeão do mundo em título, garantiu a décima medalha da comitiva portuguesa dos II Jogos Europeus.

A decorrer em Minsk, Bielorrússia, os II Jogos Europeus, Fernando Pimenta conquistou a décima medalha da comitiva portuguesa, ao ficar em segundo lugar na final de K1 1000 metros.

O canoísta natural de Ponte de Lima partiu na frente e liderou durante grande parte do percurso. Contudo, por volta dos 750 metros, acabou por perder o primeiro lugar para o húngaro Balint Kopazs, ficando a 112 milésimos do ouro. Já em terceiro lugar ficou o bielorruso Aleh Yurenia.

Fernando Pimenta apurou-se na passada terça-feira para a final ao vencer a respetiva eliminatória e junta assim o segundo lugar nos Jogos Europeus aos dois ouros na Taça do Mundo, no final de maio, tanto em K1 1000 metros como em K1 500 metros. Ainda esta quinta feira, o limiano vai disputar a final K1 5000 metros em Minsk.

A seleção portuguesa soma já 11 medalhas nos II Jogos Europeus, com duas de ouro, em atletismo e no ténis de mesa, cinco de prata, duas em ginásticas acrobática e as outras em judo, ciclismo e canoagem. As medalhas de bronze foram conquistadas em atletismo, ginástica acrobática, judo e ginástica de trampolim.